Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor emérito Ricardo-Cesar Pereira Lira

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) manifesta profundo pesar pelo falecimento, aos 91 anos, do professor emérito da Escola Ricardo-Cesar Pereira Lira, nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro.

Ricardo-Cesar Pereira Lira se formou em Direito em 1955 pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 1972, tornou-se doutor em Direito também pela Uerj.

Foi procurador do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entre 1992 e 1994, e presidente científico da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Além disso, foi vice-diretor da Uerj e diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (ESA-OAB/RJ). Em novembro de 2021, teve seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. Em 2015, foi o primeiro homenageado pela OAB com a Medalha Antonio Evaristo de Moraes Filho, criada para condecorar carreiras acadêmicas de destaque.

Como professor, foi um mestre marcante para seus alunos, principalmente em temas relacionados à propriedade urbana, contratos, responsabilidade civil, subjetividade jurídica e estatuto da cidade. Civilista notável, foi um grande defensor e uma referência nos debates sobre urbanização das favelas. É impossível não citar Ricardo-Cesar Pereira Lira, uma autoridade no ramo do Direito Civil, ao abordar a questão urbano-ambiental e a responsabilidade de estados e União em resolver a atual crise das cidades, que envolve o entrelaçamento de normas tradicionais do Direito Civil com as do Direito Social e Urbanístico.

No artigo “A Questão Urbano-Ambiental”, publicado na Revista da EMERJ, volume 10, número 38, de 2007, o professor Ricardo-Cesar Pereira Lira destacou: “A existência de uma política pública, voltada para a solução da questão urbano-ambiental, sobretudo para a difícil questão da regularização fundiária, é de fundamental importância para a observância dos princípios republicanos pertinentes ao reconhecimento da cidadania de toda a comunidade, à dignidade da pessoa humana, à erradicação da pobreza, eliminação da marginalidade e das desigualdades sociais, à promoção do bem de todos, sem preconceitos de qualquer natureza e à construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Importa ter, em consideração, que a função do Direito contemporaneamente é não apenas a de servir de instrumento para a solução de conflitos interindividuais. A grande função do Direito é a da transformação social, garantindo-se a todos o mínimo necessário a uma vida digna e justa”.

Ricardo-Cesar Pereira Lira deixa um legado inestimável de dedicação à ciência, docência e civilidade, transcrito em seus inúmeros e inestimáveis livros e obras, devotadas às causas mais importantes do povo brasileiro e a luta pelo Estado Democrático de Direito, sempre com um olhar especial para os invisibilizados.

O mestre ensinou a todos, além da área do Direito, o sentido real de civilidade, de solidariedade e a compreensão devida de fraternidade.

 

18 de junho de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)