Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Sexta Oficina de Literatura da EMERJ terá como tema “Lima Barreto – Um Visionário”

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá a 6ª edição da Oficina de Literatura, com o tema “Lima Barreto – Um Visionário”. A oficina será realizada nas quintas-feiras de agosto, das 10h às 12h. 

As aulas serão ministradas no modelo híbrido, com as atividades presenciais acontecendo na sede da EMERJ (Rua Dom Manuel, nº 25, 3º andar, sala 309). O evento cultural tem como público-alvo magistrados, servidores e alunos da Escola.

Os temas tratados nos cinco dias de encontros serão:

Aula 1 – 01/08 – “Quem tem medo de Lima Barreto?”;

Aula 2 – 08/08 – “Lima Barreto, o servidor público”;

Aula 3 – 15/08 – “Lima Barreto e a política”;

Aula 4 – 22/08 - “Lima Barreto inacabado”;

Aula 5 – 29/08 – “Lima Barreto autobiográfico”.

Professora

A professora Roberta Araújo, mestra em Direito Criminalista e criadora do Canal Justa Causa, será a expositora das aulas.

O tema

“Lima Barreto é um escritor brasileiro pré-modernista nascido em 13 de maio de 1881 e falecido em 01 de novembro de 1922. Descendente de escravos, sentiu na pele a exclusão social devido à sua origem, inclusive nos meios acadêmicos. (...)

O autor, no entanto, tinha um padrinho com posses – o Visconde de Ouro Preto (1836-1912) –, o que permitiu que o escritor estudasse no Colégio Pedro II. Depois, ingressou na Escola Politécnica, mas não concluiu o curso de Engenharia, pois precisava trabalhar. Em 1903, fez concurso e foi aprovado para atuar junto à Diretoria do Expediente da Secretaria da Guerra. Assim, concomitantemente ao trabalho como funcionário público, escrevia os seus textos literários. (...)

"O escritor Lima Barreto está inserido no Pré-modernismo. Fazem parte desse período as obras de autores brasileiros publicadas entre 1902 e 1922. É uma fase de transição entre o Simbolismo e o Modernismo. Portanto, durante esse período, é possível perceber influências de estilos de época anteriores, tais como o Parnasianismo e o Simbolismo (na poesia) e o Naturalismo (na prosa).

Além dessa característica, são perceptíveis elementos de cunho nacionalista, que já preanunciam a estética modernista brasileira. Assim, não há mais a idealização romântica e nota-se um nacionalismo crítico, em que os problemas sociais do Brasil são expostos, em que a crítica política é escancarada. O realismo, nessas obras, é predominante.

As obras de Lima Barreto, portanto, apresentam tais características. Contudo, estão também impressos, em seus textos, elementos que remetem à experiência de vida do autor, marcada pela exclusão e pelo preconceito, devido à sua origem pobre, à sua negritude e aos problemas de saúde que enfrentava.

"Assim, seus romances, memórias, crônicas e contos trazem a imagem de um Brasil de início do século XX, a partir da visão bastante crítica de um homem e artista excluído da sociedade e do meio acadêmico. Em romances como Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e Clara dos Anjos (1948), a temática do preconceito racial é focalizada, a visão de um país justo e tolerante não se sustenta”.

Fonte: Brasil Escola 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Para fazer parte da 6ª Oficina de Literatura da EMERJ é necessário manifestar interesse através do e-mail da Biblioteca do TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira: emerj.biblioecultura@tjrj.jus.br .

 

08 de julho de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)