Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Inscrições para a 2ª edição do Exame Nacional da Magistratura estão abertas

Ícone que representa audiodescrição

As inscrições para o 2º Exame Nacional da Magistratura (ENAM) foram abertas nesta segunda-feira (15). O prazo, segundo o cronograma divulgado no edital pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), é até às 16h do dia 15 de agosto. A prova será aplicada no dia 20 de outubro.

Confira o edital e o cronograma do ENAM 2024.2.

O Exame 

O ENAM, organizado pela ENFAM, com diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº. 531/2023, habilitará candidatos interessados em concorrer a certames da magistratura, promovidos por tribunais regionais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.

O objetivo do exame é garantir que magistrados e magistradas sejam selecionados a partir de conhecimentos jurídicos relevantes, úteis para a vida prática na carreira e uniformes em todo o país, valorizando o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a carreira. O conteúdo será diversificado e inclusivo, reduzindo a cobrança de mera memorização de textos legais.

Com caráter eliminatório e não classificatório, o exame busca contribuir para a democratização do acesso à magistratura, tornando-a mais diversa e representativa, facilitando também a realização de concursos.

A avaliação é composta de 80 questões que avaliarão o conhecimento em: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Noções Gerais do Direito e Formação Humanística; Direitos Humanos; Direito Processual Civil; Direito Civil; Direito Empresarial; e Direito Processual Penal.

Saiba mais sobre o ENAM na entrevista exclusiva da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ.

Confiram também a publicação do CNJ com mais detalhes sobre o exame.

Para acessar a resolução da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) que estabelece as normas para realização do ENAM, clique aqui.

 

15 de julho de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)