Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Sextas na EMERJ – Diálogos com o Poder Judiciário” recebe a ministra do STM Elizabeth Rocha

A ministra do Superior Tribunal Militar Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha é a convidada para o “Sextas na EMERJ – Diálogos com o Poder Judiciário” desta sexta-feira, 19 de novembro, via Instagram da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), @emerjoficial.

A entrevista será conduzida pela diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O programa é uma iniciativa da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e sempre ocorre com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A convidada

Há 14 anos a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha é a única mulher a ocupar uma cadeira como magistrada no STM – Supremo Tribunal Militar, corte formada por 10 militares e 5 civis.

Mineira de Belo Horizonte, casada, formada em Direito pela PUC de Minas Gerais, ela é mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

A ministra Maria Elizabeth além de ter atuado como advogada e professora universitária, é autora de várias obras jurídicas. Tem uma carreira voltada à defesa dos direitos humanos, uma referência feminina e feminista para a magistratura nacional.

A ministra foi uma das defensoras do apoio efetivo do Brasil à iniciativa internacional de ajuda humanitária para as juízas do Afeganistão – sete delas chegaram ao Brasil dia 20 de outubro em voos procedentes da Turquia, Macedônia do Norte e Grécia.

Sextas na EMERJ

O Sextas na EMERJ apresenta duas versões: o “Sextas na EMERJ – Diálogos com o Poder Judiciário” e o “Sextas na EMERJ - A Palavra”. O primeiro é um programa de entrevistas que recebe autoridades da Justiça, com o objetivo de mostrar à sociedade como é o trabalho do Judiciário. Nessa primeira temporada já participaram: o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Gigueira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Saldanha Palheiro; e o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Já o “Sextas na EMERJ - A Palavra é” convida personalidades da sociedade civil para falar de temas previamente definidos e tem sempre uma palavra-chave.

O programa Sextas na EMERJ ocorre quinzenalmente, por meio do Instagram da Escola.

Clique no link, acompanhe os eventos e saiba mais sobre os cursos e projetos da Escola: https://www.instagram.com/emerjoficial/

 

 

18 de novembro de 2021

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)