Nessa quinta-feira (15), o presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, lançou seu novo livro “O Último Dia”.
A obra é uma dramaturgia de peça teatral, que aborda uma relação abusiva centrada em um casal que desde o namoro vivencia violências praticadas pelo homem contra a sua parceira.
A cerimônia de lançamento da publicação, com coautoria da jornalista Mariana Reade, aconteceu no Salão Nobre do Museu da Justiça. O evento teve a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, do diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, do chefe da gabinete da EMERJ Francisco Marcos Motta Budal, dentre outros magistrados, servidores e convidados.
O desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas destacou que a Literatura, e as artes em geral, ajudam a refletir sobre as mais diversas questões sociais, contribuindo para a construção de um mundo com mais respeito e equidade. O presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais também ressaltou que a ideia de abordar o tema da violência de gênero de uma maneira mais acessível no livro visa possibilitar que os mais variados públicos compreendam melhor a temática histórica da inferiorização da mulher na sociedade.
Por sua vez, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo ressaltou a relevância da obra no combate à violência de gênero. O diretor-geral da EMERJ classificou a publicação como um instrumento de conhecimento para toda a população.
Foto: TJRJ
16 de agosto de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)