O Observatório de Pesquisas Bryant Garth, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizará no dia 7 de novembro, às 9h30, o “V Encontro de Integração dos Núcleos de Pesquisa Bryant Garth”.
O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e contará com representantes de todos os núcleos de pesquisa da Escola: Núcleo de Pesquisa em Ambiente e Moradia (NUPEAMIA); Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Poder Judiciário (NUPETEIJU); Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão , Liberdade de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS); Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM); Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE); Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ); Núcleo de Pesquisa em Processo Civil (NUPEPRO); Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Social (NUPEBIOS); Núcleo de Pesquisa em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (NUPEMASC); Núcleo de Pesquisa em Probidade, Transparência e Administração Pública (NUPEPROBI).
Abertura
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), conduzirá a abertura do encontro.
Apresentação dos Trabalhos
Representantes do NUPEAMIA: desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo e Flávio Villela Ahmed, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Representes do NUPETEIJU: juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Leonardo Jacintho Teixeira, doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Representantes do NUPELEIMS: desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), e Fábio Carvalho Leite, doutor em Direito pela Uerj.
Representantes do NUPEDICOM: desembargador Carlos Gustavo Vianna Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Karina Cristina Nunes Fritz, doutora em Direito pela Humboldt Universität de Berlim.
Representantes do NUPEGRE: desembargadora Adriana Ramos de Mello, doutora em Direito Público e Filosofia Jurídico-Política pela Universidade Autônoma de Barcelona, e Lívia de Meira Lima Paiva, doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Representantes do NUPEPAJ: desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Hector Luiz Martins Figueira, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Representantes do NUPEPRO: desembargador Alexandre Antônio Franco Freitas Câmara, doutor em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e Izabel Saenger Nuñez, doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Representantes do NUPEBIOS: JDS Maria Aglaé Tedesco Vilardo, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela PPGBios/UFRJ, e Vinícius Figueiredo Chaves, pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Representantes do NUPEMASC: desembargador César Felipe Cury, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), e Nilton César Flores, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Representantes do NUPEPROBI: desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo, doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), e Rafael Carvalho Rezende Oliveira, procurador do município do Rio de Janeiro e pós-doutor em Direito pela Uerj.
Observatório de Pesquisas Bryant Garth
O Observatório de Pesquisas Bryant Garth é um centro de pesquisas, análise e estudo para compreensão de realidades, fatos, fenômenos e relações sociais. O Observatório, inaugurado em 28 de agosto de 2019, recebeu o nome do jurista americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law, que desenvolveu, na década de 1970, juntamente ao jurista italiano Mauro Cappelletti, o renomado Projeto Florença. O projeto, que envolveu 100 experts de 27 países, identificou, por meio de estudos empíricos, três ondas renovatórias de acesso à justiça.
Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do professor Bryant Garth, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade destacou o momento histórico trazido com a implementação do Observatório: “Pela primeira vez, uma escola da magistratura terá um centro de pesquisas empíricas, fato de suma importância. Pretendemos fazer, neste observatório, ciência com o Direito, o que somente é possível a partir de dados e informações empíricas”.
O Observatório de Pesquisas Bryant Garth reúne os núcleos de pesquisa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que têm como objetivo desenvolver a investigação científica no âmbito de sua área de atuação, a fim de apresentar produtos técnico-científicos que sejam instrumentos de fortalecimento da efetividade na prestação jurisdicional.
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8558
4 de outubro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)