Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará palestras sobre “Governança pública sustentável – desafios e oportunidades”

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá sua 21ª reunião, no dia 28 de novembro, às 16h, com o evento sobre “Governança pública sustentável – desafios e oportunidades”.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Expositores

Os expositores serão: o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e doutor em Direito pela Unesa, o presidente do Fórum, desembargador aposentado Jessé Torres Pereira Junior, especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação Getúlio Vargas-SP (FGV-SP), Ketlin Feitosa Scartezini, mestra em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa – Brasília (IDP-Brasília), o advogado e professor do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Alessandro Molon, doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o professor e autor do Livro: Governança e Sustentabilidade: um elo necessário no Brasil, Renato Cader, integrante da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

O tema

“A aplicação dos princípios ESG na gestão pública implica na adoção de políticas e práticas que visam a promoção do desenvolvimento sustentável, a inclusão social e uma governança transparente e responsável.

Isso envolve, por exemplo, a implementação de políticas ambientais que buscam a conservação dos recursos naturais e a redução de danos ecológicos, iniciativas sociais que promovam a equidade e o bem-estar da população, além de práticas de governança que assegurem a transparência, a integridade e a eficiência no setor público.

A integração dos critérios ESG na gestão pública traz uma série de benefícios, que incluem:

Sustentabilidade Ambiental: as políticas públicas alinhadas ao critério ambiental do ESG contribuem para a preservação dos ecossistemas, a mitigação das mudanças climáticas e a promoção de uma economia de baixo carbono.

Fortalecimento social: as iniciativas sociais baseadas nos princípios ESG visam reduzir as desigualdades, promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população. Contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Governança eficiente: a adoção de práticas de governança transparentes e responsáveis aumenta a confiança da população nas instituições públicas, combate a corrupção e melhora a eficiência e a eficácia da administração pública”.

Fonte: IPM

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8565

 

10 de outubro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)