Durante esta semana, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) participou da 8ª edição da Expojud: Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça. O evento, realizado pela J.Ex, é considerado, segundo a organização, o maior evento do seu segmento e aconteceu no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada nos dias 15, 16 e 17 de outubro em Brasília, reunindo diversas instituições que compõem o Sistema Judiciário.
Durante os três dias de evento, a EMERJ marcou presença na área de exposições com um estande dedicado à divulgação de suas iniciativas. O espaço promoveu informações sobre os cursos de especialização e pós-graduação, bem como as revistas científicas, os Núcleos de Pesquisa, os Fóruns Permanentes, e a Revista Magistratus. A diretora do Departamento de Comunicação Institucional (Decom), Denise Doria Werneck, a diretora do Departamento de Tecnologia de Informação (Detec), Fernanda Santos e a chefe do Serviço de Comunicação Interna e Externa (Secie), Maria Regina Zany Cristovão, representaram a EMERJ durante o evento.
Considerado o maior congresso de Tecnologia, Inovação e Direito voltado para as instituições do Sistema Judiciário Brasileiro, a 8ª edição da Expojud apresentou uma programação abrangente direcionado a membros e servidores do Sistema de Justiça, profissionais das áreas de tecnologia, inovação comunicação, gestão e recursos humanos e membros de Escolas Judiciais. Ao longo de três dias de evento, os participantes puderam participar de treinamentos técnicos sobre temas como Inteligência Artificial Generativa, Cibersegurança, Blockchain e Big Data. Além dos cursos práticos, a programação incluiu palestras, painéis de discussão, que aconteceram em três palcos e uma ampla área com estandes com mais de 130 expositores e projetos de diversas instituições jurídicas.
Durante a 8ª edição da Expojud, o estande da EMERJ teve a honra de receber a visita do diretor-geral da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, além de diversos juízes federais e estaduais, incluindo também alguns ex-alunos da EMERJ.
Com 3 palcos de conteúdos voltados para a tecnologia e inovação, o evento trouxe palestras com especialistas sobre justiça e a inteligência artificial, liderança e gestão e tecnologia como principal motor de aperfeiçoamento da justiça brasileira. A diretora do Departamento de Tecnologia da Escola participou de treinamentos e palestras sobre os temas: Produtividade e métodos ágeis na administração; Estratégias de Cibersegurança: Protegendo Organizações em um Mundo Conectado; Case ASSIS do TJRJ; Inteligência Artificial no Judiciário: Inovação e Desafios na Modernização; e Inteligência Artificial Aumentada em Plataforma Colaborativa; Defesas Cibernéticas: Pessoas e Tecnologia; e A tecnologia como Motor de Inovação na Justiça: Desafios e Soluções e Proteção de Dados e Gestão de Acessos Garantindo um Ambiente Híbrido mais Seguro.
Além de participar do evento, a EMERJ concorre como finalista com o projeto App Web EMERJ Magistrados à 5ª edição do Prêmio da Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex), disputando na categoria “Escolas Judiciais”, que premiará iniciativas das escolas em contexto de capacitação e iniciativas educacionais que agregam valor ao ecossistema e promovem avanços em desenvolvimento pessoal.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21 de novembro, no Dúnia City Hall, localizado no Lago Sul, em Brasília, e contará com a presença de membros do Poder Judiciário e de instituições de funções essenciais à Justiça de todo o país.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto App Web EMERJ Magistrados, que concorre como finalista da 5ª edição do Prêmio da Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex).
17 de outubro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)