Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza evento “Ciclo de Palestrantes: Os Grandes Civilistas do TJRJ - Luiz Roldão de Freitas Gomes”

Ícone que representa audiodescrição
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta quarta-feira (16), o encontro “Ciclo de Palestrantes: Os Grandes Civilistas do TJRJ - Luiz Roldão de Freitas Gomes”.  
 
Promovido pelo Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da EMERJ, o encontro aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Abertura - Vida e Obra de Luiz Roldão de Freitas Gomes
 
A reunião foi aberta pelo presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, desembargador Carlos Santos de Oliveira, diretor-geral do Centro de Estudos e Debates do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CEDES/TJRJ), professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e da EMERJ e mestre em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que destacou que o projeto homenageia grandes civilistas que integraram o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, sendo “acadêmico,  didático e visa a trazer conhecimento e reflexões para gerações mais novas. Também resgata memórias e nada melhor que resgatar grande memórias. Nesse viés, nós hoje vamos fazer uma homenagem ao professor e desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes, um grande civilista”.
 
“Eu não poderia faltar a qualquer homenagem que fosse feita ao desembargador Roldão, meu professor, que era uma grife no Direito Civil como professor dos mais brilhantes, que fazia o Direito Civil parecer uma matéria fácil, e foi com quem eu aprendi a gostar dos direitos das obrigações quando cursei a universidade. O professor Roldão formou uma geração de magistrados que hoje estão no Tribunal brilhando”, destacou o Presidente do Fórum Permanente de Direito Empresarial, desembargador Agostinho Teixeira Almeida Filho, mestre em Gestão Judiciária pela Universidade Gama Filho (UGF).
 
Na sequência da abertura, o membro do Fórum Permanente de Direito do Consumidor desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho, enfatizou: ”A vida dele sempre foi pública. Ele sempre aprendeu e fazia questão de aprender para ensinar; o objetivo de vida dele era ensinar, jamais guardar pra si e sempre ensinar e compartilhar o amor que tinha pelo magistério”. E finalizou: “Foram muitos desafios, e fica o legado de muita saudade e admiração pelo caráter”.
 
Atualidades sobre o Negócio Jurídico Fiduciário
 
A primeira palestra do encontro foi proferida pelo advogado Melhim Namem Chalhub, autor do anteprojeto de Lei nº 9.514/97 e especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que ressaltou: “O desembargador Roldão gostava de ser professor, gostava de transmitir e compartilhar o conhecimento dele, que era vastíssimo. Ele se expressava de maneira precisa, contundente, concisa e densa, e assim são os livros dele”.  E completou: “Roldão é o autor que fala de maneira mais objetiva, concisa e pertinente sobre o enriquecimento sem causa”.
 
Atualidades sobre a Revisão Contratual
 
Em seguida, a advogada Vania Bruno, professora da Faculdade de Direito da UFF, vice-presidente da OAB/Niterói e doutora em Direito pela UGF, declarou ao abordar o tema: “Ele sempre mostrou uma preocupação muito grande com a academia em si e com o ensino do Direito no Brasil, com as deficiências do Direito no Brasil. Nós recebíamos alunos da pós-graduação e víamos deficiências dos profissionais do Direito. A gente via deficiências dos profissionais de Direito que não se justificavam, coisas da estrutura geral do Direito que a gente podia corrigir com muita facilidade”. E, ao fim, pontuou: “Embora eu nunca tenha sido aluna dele nos bancos acadêmicos, ele foi, sem dúvida, o meu maior professor”.
 
Tecnologia Blockchain como Instrumento de Fomento Mercantil
 
A advogada Rachel Bruno Anastácio, professora de Direito da UFF, professora assistente convidada da Universidade Católica Portuguesa e mestra em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), destacou em sua palestra: “É importante para mim ter a oportunidade de manifestar gratidão pelo professor Roldão e saber que ele influencia a raiz dos meus estudos, da minha vida acadêmica e da minha pesquisa atualmente”. E, concluiu: “Agradeço a oportunidade de poder revisitar minhas memórias sobre o professor Roldão, que teve um papel tão importante na minha vida acadêmica do início, não ao fim, mas até sempre, porque tudo que ele plantou como professor e como ser humano deixa marcas muito importante, não só na minha vida acadêmica, no meu crescimento pessoal também”.
 
Debate
 
Ao fim do encontro, o advogado Frederico Price Grechi, membro do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis e diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e da International Real Estate Federation – Brasil (Fiabci), reforçou: “Os acórdãos do professor Roldão eram concisos, mas tinham uma fundamentação não meramente ‘adequada’, exaustiva nos pontos controversos necessários para elucidação do ponto. Ele se preocupava em fazer a completa qualificação e a humildade dele também se revelava no próprio texto dos acórdãos”. E acrescentou: “De fato, o desembargador Roldão deixa um legado intelectual perpétuo e é merecedor de todas as nossas homenagens”.
 
Homenagem
 
Ao fim do evento, o desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho recebeu das mãos do presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, desembargador Carlos Santos de Oliveira, uma homenagem ao seu pai por toda a contribuição que deixou para o mundo jurídico: “Por ocasião do ciclo de palestras ‘Os grandes civilistas do TJRJ’, durante a 19ª reunião do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em grata homenagem à memória do insigne jurista, notável professor e venerado civilista brasileiro Luiz Roldão de Freitas Gomes, em reconhecimento a sua vida e obra, cujo legado inspirador vem iluminando e guiando várias gerações do mundo do Direito”.
 

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=nY4lZj09i9w&t=4397s

 

Fotos: Jenifer Santos
16 de outubro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)