Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Dia da Consciência Negra

Ícone que representa audiodescrição

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem à luta do líder quilombola Zumbi dos Palmares, que, em 20 de novembro de 1695, foi capturado e assassinado no Quilombo dos Palmares, local que comandou ao lado de sua companheira Dandara durante 17 anos.

Pela primeira vez, o dia será feriado nacional, estabelecido pela Lei 14.759/2023. A data deve ser encarada como uma reflexão sobre a luta do povo negro, sua cultura e história, sendo um marco no fortalecimento da identidade e dos direitos da população negra ao reforçar a luta contra o racismo em todo o país.

Desde a promulgação da Constituição de 1988, o racismo tornou-se crime inafiançável e imprescritível. Em seu artigo 3º, inciso XLI, está estabelecido que o país deve promover o bem de todos, sem preconceitos de raça, cor, sexo, origem, idade, ou qualquer outra forma de discriminação.

No ano seguinte, entrou em vigor a Lei 7.716/89, também conhecida como Lei do Racismo, determinando que qualquer tipo de discriminação ou preconceito deve ser punido, com pena de 2 a 5 anos de reclusão.

Em 2010, o país instituiu o Estatuto da Igualdade Racial por meio da Lei 12.288/2010. Treze anos depois, foi instituída a Lei 14.532/2023, que tipifica a injúria racial como crime de racismo.

Desde 2023, o Brasil possui um ministério dedicado ao tratamento das questões raciais. O Ministério da Igualdade Racial, que atua em políticas públicas que promovem a igualdade racial e o combate ao racismo.

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, alinhada com sua missão, visão e valores, promove eventos que visam discutir o tema, principalmente por meio de seu Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais, além de contar com o Prêmio EMERJ Consciência Negra, que condecora e homenageia figuras ativas no debate dos direitos, raciais tão fundamental em nossa sociedade

 

20 de novembro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)