Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ inaugurará retrato do desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto na Galeria dos Conferencistas Eméritos

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 9 de dezembro, às 17h, a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, eleito diretor -geral da EMERJ para o biênio 2025/2026, na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.

A celebração acontecerá presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Haverá transmissão para o público externo pelo canal oficial da EMERJ no YouTube.

Abertura

A abertura da solenidade será realizada pelo atual diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

Desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto

Nascido na cidade de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto formou-se em Direito em 1983 pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No ano seguinte à conclusão do curso, o magistrado deu início à carreira pública ao obter êxito no concurso para advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 1986, o magistrado foi aprovado no certame para promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Em 2 de dezembro de 1991, deu início a sua carreira no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) ao ser aprovado no concurso para a magistratura, onde atuou em diversas varas, exerceu o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria-Geral no biênio 2003/2004 e compôs o Conselho da Magistratura. Alguns anos mais tarde, em 2009, tomou posse como desembargador do TJRJ, ocupando a vaga antes pertencente ao desembargador Sergio Cavalieri Filho. Hoje, o desembargador Cláudio dell’Orto compõe a 1ª Câmara de Direito Público e o Órgão Especial e preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA).

Em 1988, deu início a sua vida no magistério ao ser admitido como professor na UCP e, em 1994, foi aprovado no concurso para professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O magistrado também ocupou o cargo de professor na Escola Superior de Administração Judiciária (Esaj).

Recém-eleito como diretor-geral da EMERJ, o desembargador ingressou como professor em 1992 e atualmente é vice-presidente do Conselho Consultivo e

coordenador e professor da disciplina de Direito Digital, além de atuar como magistrado supervisor de Tecnologia da Informação.

Mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), o magistrado ocupou a presidência da Associação do Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) por duas vezes e integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde exerceu as funções de corregedor e presidente. Também esteve na direção da Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e integrou o Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O magistrado também é membro honorário da Academia Petropolitana de Letras e autor de diversas publicações.

 

27 de novembro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)