A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 9 de dezembro, às 17h, a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, eleito diretor -geral da EMERJ para o biênio 2025/2026, na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.
A celebração acontecerá presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Haverá transmissão para o público externo pelo canal oficial da EMERJ no YouTube.
Abertura
A abertura da solenidade será realizada pelo atual diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto
Nascido na cidade de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto formou-se em Direito em 1983 pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No ano seguinte à conclusão do curso, o magistrado deu início à carreira pública ao obter êxito no concurso para advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 1986, o magistrado foi aprovado no certame para promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Em 2 de dezembro de 1991, deu início a sua carreira no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) ao ser aprovado no concurso para a magistratura, onde atuou em diversas varas, exerceu o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria-Geral no biênio 2003/2004 e compôs o Conselho da Magistratura. Alguns anos mais tarde, em 2009, tomou posse como desembargador do TJRJ, ocupando a vaga antes pertencente ao desembargador Sergio Cavalieri Filho. Hoje, o desembargador Cláudio dell’Orto compõe a 1ª Câmara de Direito Público e o Órgão Especial e preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA).
Em 1988, deu início a sua vida no magistério ao ser admitido como professor na UCP e, em 1994, foi aprovado no concurso para professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O magistrado também ocupou o cargo de professor na Escola Superior de Administração Judiciária (Esaj).
Recém-eleito como diretor-geral da EMERJ, o desembargador ingressou como professor em 1992 e atualmente é vice-presidente do Conselho Consultivo e
coordenador e professor da disciplina de Direito Digital, além de atuar como magistrado supervisor de Tecnologia da Informação.
Mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), o magistrado ocupou a presidência da Associação do Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) por duas vezes e integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde exerceu as funções de corregedor e presidente. Também esteve na direção da Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e integrou o Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
O magistrado também é membro honorário da Academia Petropolitana de Letras e autor de diversas publicações.
27 de novembro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)