A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, promoverá o evento “A criança e o adolescente nos esportes de alto rendimento” no dia 11 de dezembro, às 9h.
O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A abertura da reunião será conduzida pelo presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.
Palestrantes
O encontro receberá para palestra: o vice-presidente de Interesses Legais do Fluminense Football Club, Heraldo Assed Iunes Filho; a psicóloga do Futebol Profissional e coordenadora do Departamento de Psicologia do Fluminense Football Club, Emily Gonçalves; o coordenador de Metodologia de Xerém /Fluminense Football Club (Formação do Atleta – do Sub-9 até o Sub-20), Marcos Jorand; a coordenadora de Serviços Sociais de Xerém/Fluminense Football Club, Luciene Dias; e o atleta Sub-17, campeão brasileiro Sub-17 pelo Fluminense e convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, Gabriel de Paula Gorgulho Moraes.
O tema
“Não é novidade que muitos atletas começam os treinos para se tornarem esportivos de alto rendimento ainda na infância. Como exemplo disso, Neymar, Flávia Saraiva e Rayssa Leal já exibem e treinam seus talentos desde muito jovens. Entretanto, a pressão e a responsabilidade dessa profissão, ainda jovem, levantam a discussão sobre o qual saudável é ser um atleta mirim e como isso pode impactar a vida adulta.
(...)
‘Toda criança que recebe responsabilidade cedo demais vai ter impactos no futuro. Na infância, a criança precisa dos momentos de prazer, de brincar e de se divertir sem muitas pressões. Essa responsabilidade deve ser introduzida aos poucos. Quando bebês, os pais são inteiramente responsáveis. Depois, eles começam a ser responsáveis pelos brinquedos, pelo prato de comida que
colocam na mesa para ele, posteriormente pelos estudos, pelo relacionamento com os amigos. Na adolescência, começam a ser responsáveis pela construção de um caminho para carreira, até que chegam à fase adulta e são donos de si. Há uma adição lenta de tarefas’.
(...)
Entretanto, com treinos, competições e exigência de performances, pode facilmente se traduzir em um excesso de responsabilização ainda na infância. No futuro, esse atleta que não teve tempo para ser criança buscará suprir esse sentimento de ausência infantil.”
Fonte:Terra
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8593
2 de dezembro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)