A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nesta segunda-feira (9) a cerimônia de inauguração do retrato do vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ e diretor-geral da EMERJ eleito para o biênio 2025/2026, desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.
A solenidade aconteceu presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Houve transmissão para o público externo pelo canal oficial EMERJ no Youtube.
Abertura
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, declarou na abertura da cerimônia: "Para mim, é muito prazeroso estar aqui hoje, não só pela minha volta à EMERJ e pela lembrança dessa sala, mas também por poder falar do desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, de quem sou amigo há muito tempo, desde a época da magistratura de 1º grau. Sempre tive e continuo a ter uma grande admiração pelo desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, por sua seriedade, seu comprometimento e pelo trabalho que ele desenvolveu. Ele lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) durante muitos anos e também em Petrópolis. Sua carreira acadêmica é longa; ele não é um professor recente, mas possui um percurso consolidado na academia. Mais ainda, aqui na EMERJ, realiza um trabalho de muitos anos, razão pela qual nada mais justo do que sua consagração com o retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola. Hoje, ele compõe o Conselho Consultivo da EMERJ, é o substituto do diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, e assumirá, em fevereiro, a direção-geral dessa Escola. Trabalhar na EMERJ é muito bom, principalmente devido ao corpo de servidores que integra esta casa. Eles são extremamente dedicados, pessoas que realmente encaram essa função como uma missão. E você, meu grande amigo, vai sentir isso e terá vontade de ficar."
Homenageado
O vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ e diretor-geral da EMERJ eleito para o biênio 2025/2026, desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, discursou: "Boa tarde a todos e a todas. Cumprimento o nosso presidente, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad, e a Cristiane Dell’Orto, minha companheira de tantos anos, além de todos os que estão aqui presentes. É uma grande alegria ver todos aqui nesta homenagem que a Escola presta neste momento, em que se reconhece que estamos todos unidos na construção de um Judiciário cada vez mais eficiente, célere e capaz de entregar, com o auxílio de novas tecnologias, uma jurisdição eficiente, de qualidade e rápida. Acredito que este seja um reconhecimento que todos nós, que fazemos parte do Poder Judiciário do Rio de Janeiro, devemos fazer a Vossa Excelência. O investimento feito na qualificação da prestação jurisdicional no Estado do Rio de Janeiro resultou, inclusive, em premiações perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras instâncias, que reconhecem a qualidade do trabalho que aqui está sendo prestado. Para mim, é uma emoção muito grande receber essa homenagem da Escola. Eu disse ao desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, na época em que isso foi levado ao Conselho Consultivo, que deveríamos deixar para depois, mas ele disse que de jeito nenhum, que deveríamos fazer agora. Infelizmente, hoje ele teve que se ausentar, mas transmito aqui o abraço dele a todos que estão presentes. A cada dia, temos que alimentar aquilo que nos une, e acredito que todos nós aqui temos essa missão de reforçar o que nos une."
Demais participantes
Durante o evento, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, entregou uma placa em homenagem ao desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto: “Por ocasião da inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em reconhecimento à excelência de sua contribuição para a disseminação do conhecimento jurídico, com o agradecimento do Conselho Consultivo, dos alunos e de todos os colaboradores desta Escola”. A presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad também esteve presente na cerimônia.
A secretária-geral da EMERJ Gabriela Rafael Carneiro também participou da solenidade e entregou flores à esposa do conferencista emérito da Escola, Cristiane Dell’Orto.
Desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto
Nascido na cidade de Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto formou-se em Direito em 1983 pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No ano seguinte à conclusão do curso, o magistrado deu início à carreira pública ao obter êxito no concurso para advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 1986, o magistrado foi aprovado no certame para promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Em 2 de dezembro de 1991, deu início a sua carreira no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) ao ser aprovado no concurso para a magistratura, onde atuou em diversas varas, exerceu o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria-Geral no biênio 2003/2004 e compôs o Conselho da Magistratura. Alguns anos mais tarde, em 2009, tomou posse como desembargador do TJRJ, ocupando a vaga antes pertencente ao desembargador Sergio Cavalieri Filho. Hoje, o desembargador Cláudio Dell’Orto compõe a 1ª Câmara de Direito Público e o Órgão Especial e preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA).
Em 1988, deu início a sua vida no magistério ao ser admitido como professor na UCP e, em 1994, foi aprovado no concurso para professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O magistrado também ocupou o cargo de professor na Escola Superior de Administração Judiciária (Esaj).
Recém-eleito como diretor-geral da EMERJ, o desembargador ingressou como professor em 1992 e atualmente é vice-presidente do Conselho Consultivo e coordenador e professor da disciplina de Direito Digital, além de atuar como magistrado supervisor de Tecnologia da Informação.
Mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), o magistrado ocupou a presidência da Associação do Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) por duas vezes e integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde exerceu as funções de corregedor e presidente. Também esteve na direção da Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e integrou o Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O magistrado também é membro efetivo da Academia Petropolitana de Letras e autor de diversas publicações.
Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=hToxM63pn_s
Fotos: Maicon Souza e Jenifer Santos
9 de dezembro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)