O Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará sua 22ª reunião no dia 24 de março de 2025, às 10h, com o tema “Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos e Gestão Sustentável”.
O evento acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Coordenação
O encontro será coordenado pelo presidente do Fórum, desembargador aposentado Jessé Torres Pereira Júnior, especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Expositores
A reunião receberá para a exposição o procurador do Estado do Rio de Janeiro André Cyrino, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Direito Público pela Uerj; a procuradora do Estado do Rio de Janeiro Anna Carolina Migueis Pereira, professora convidada da Uerj e doutora em Direito Público pela Uerj; e a procuradora do Estado do Rio de Janeiro Patrícia Baptista, professora da Uerj e doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP).
O tema
“Uma gestão sustentável é norteada pela ideia de harmonizar aspectos sociais, ambientais e econômicos, tendo como foco a sustentabilidade de uma sociedade e a responsabilidade com os impactos das ações humanas para garantia não só do presente mais também do futuro.
Hoje em dia, com o crescimento rápido e contínuo da sociedade, a sustentabilidade tornou-se essencial para o bem estar da população e do mundo de uma forma geral. Neste contexto, pode-se dizer que a gestão sempre foi, e ainda será, uma condição indispensável para o desenvolvimento das sociedades.
Neste mesmo viés, a sustentabilidade se torna fator de suma importância para tornar o ambiente mais integrado, orgânico,
preparado, protegido e dinâmico para lidar com as diversas demandas que surgem por conta da globalização e muitos outros fatores que influenciam na sustentabilidade.
Entender que Gestão Sustentável é algo fundamental, uma necessidade, torna o planejamento estratégico mais eficaz. Desse modo, ela é muito importante para se empreender numa visão e missão que forneçam respostas às demandas específicas da atualidade.
(...)
Pois, conforme expõe Grau (1992), a Constituição Federal protege a Ordem Econômica, sem contudo sacrificar o meio ambiente. Deste modo, foi necessário criar um mecanismo de desenvolvimento que equilibrasse os aspectos sociais, econômicos e ambientais, a fim de viabilizar a qualidade de vida das presentes e futuras
Fonte: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/gestao-sustentavel
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8585
11 de dezembro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)