A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) manifesta profundo pesar pelo falecimento, aos 93 anos, do jurista alemão Claus Roxin, nesta quinta-feira (20).
Claus Roxin nasceu em Hamburgo, no dia 15 de maio de 1931, e construiu uma carreira acadêmica exemplar. Graduou-se em Direito pela Universidade de Hamburgo, onde iniciou sua jornada intelectual, a qual exerceu uma profunda influência sobre gerações de juristas globalmente.
Sua tese de doutorado, defendida em 1957, já revelava sua visão inovadora ao explorar os elementos de um crime e as obrigações jurídicas associadas a esses aspectos. Sua história foi marcada por contribuições significativas em instituições de renome, como a Universidade de Göttingen, onde iniciou sua docência em 1963, e a Universidade de Munique, onde lecionou de 1971 a 1999. Em ambas, solidificou sua posição como uma das figuras mais proeminentes do direito penal contemporâneo. Ao longo de sua trajetória, foi agraciado com doutorados honoris causa por 17 universidades ao redor do mundo, um tributo a sua importância e influência no pensamento jurídico global.
20 de fevereiro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)