A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nessa quinta-feira (13) a cerimônia de formatura da terceira turma do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal (Pós-Graduação Lato Sensu). O encerramento da formação aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.
Discursos
O desembargador federal Abel Fernandes Gomes, coordenador do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal destacou:” E que isso não seja o fim de um aperfeiçoamento, que vocês possam, através da pós-graduação, se interessar por quem sabe um mestrado ou doutorado e aprimorar e aprofundar as pesquisas no Direito que está sempre evoluindo e se movimentando.”
A professora e paraninfa da Turma, a promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Elisa Pittaro Ramos Neves, pontuou: “Eu espero sinceramente que vocês utilizem todo esse conhecimento e toda essa experiência adquirida aqui na Escola da Magistratura como um instrumento mínimo de transformação da nossa realidade. Busquem sempre o que é Direito e lutem por justiça, mas me refiro aqui à justiça como valor e não como função.”
O professor patrono da turma, Rafael Mário Iorio Filho, destacou: “Vocês agora, ao terminarem esse ritual da formação, pertencem a uma marca dessa escola, que é uma escola de excelência, reconhecida no nosso mercado e portanto vocês integram essa escola e tem responsabilidade com aquilo que vocês tem de dar de retorno para a sociedade com a formação que vocês tiveram. “
O orador da turma, Daniel Sampaio Roig, proferiu: ”Apesar da sua importância pratica e simbólica, o diploma que nos é entregue dificilmente vai conseguir refletir o sacrifícios e dificuldades que se apresentaram para nós no decorrer desse curso. Esse diploma é a coroação de mais de um ano vindo à Escola da Magistratura para aulas noturnas, mesmo após expediente de trabalho, ou longos deslocamentos dos colegas que não moram no Rio. É um troféu de quem teve que dividir a atenção entre prazos processuais e prazos de entrega de trabalho. É o símbolo de êxito de quem iniciou o curso recém-saído da graduação e agora conquista uma aprovação no exame da Ordem, em concursos públicos ou inserção no mercado de trabalho jurídico. E sim, é um trunfo dos que ousaram se desafiar e testar seus limites.
Demais homenageados
Os delegados de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Paulo Braga Castello Branco e Bruno Gilaberte e a promotora de justiça do Estado do Rio de Janeiro Cláudia Barros Portocarrero foram os docentes homenageados pelos formandos.
Encerramento
O diretor-geral da EMERJ Cláudio Luís Braga dell”Orto, encerrou: ”Quero agradecer a confiança de todos e todas em nossa escola. A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro é empenhada em oferecer um ensino de qualidade, não só o ensino preparatório para as carreiras jurídicas, na formação de magistrados, mas principalmente de cursos como este onde vocês tem a oportunidade de uma especialização com os mais notáveis e importantes pensadores da área que vocês escolheram.”
Fotos: Jenifer Santos
14 de março de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)