Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove cerimônia de formatura da quarta turma do Curso de Especialização em Gênero e Direito

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nessa segunda-feira (24) a cerimônia de formatura da quarta turma do Curso de Especialização em Gênero e Direito (Pós-Graduação Lato Sensu). O encerramento da formação aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

Discursos

O diretor-geral da EMERJ desembargador Cláudio dell’Orto, foi representado pelo secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal que ressaltou: “É um momento sempre muito importante da nossa Escola, reconhecer aqueles que estiveram conosco praticamente dois anos em uma pós-graduação que nos é muito cara. A primeira vez que se falou sobre Gênero e Direito, foi num curso formatado e depois com uma pós-graduação, um curso mais elaborado como esse, e a gente ouviu falar pelas mãos da nossa desembargadora Adriana Ramos de Melo, que há muito trabalha com esse tema e lutou muito para que esse tema seja ressoante no Direito.”

A patronesse da turma e coordenadora do Curso de Especialização em Gênero e Direito, desembargadora Adriana Ramos de Mello, declarou: “Essa Pós é transformadora e eu fico muito feliz que todos os diretores que aqui passaram desde 2015 não só vem mantendo a Pós, como vem avançando. Eu acho que a educação é transformadora e ela sim é que vai fazer essa mudança de mentalidade no nosso país para que todas as pessoas, independente de cor, raça, credo, religião e origem tenham seu direito respeitado. O que essa Pós apregoa e objetiva é que a gente tenha uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa em relação a toda as pessoas.”

A paraninfa da turma, professora doutora Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo, ressaltou: "A gente pode pensar nas pioneiras do Direito e a Mirtes de Campos é um nome que a gente tem que tirar do anonimato, foi a primeira advogada a exercer essa profissão no Brasil.”

A oradora da turma, Glória Maria Bastos Barretos, proferiu: ”Contem comigo, lado a lado. Cuidem de mim, dos meus e das milhares de mulheres corajosas e ainda vitimadas pela violência de gênero e que todos os dias se apresentam em seus escritórios, delegacias. E para além do Direito seja possível alcançar a justiça com dignidade que só pode ser encontrada a partir de uma outra alma humana.

Em seguida, a também oradora da turma Alessandra Nzinga destacou: ”Hoje é dia de celebração, mas também de reflexão. Olho para esse momento e vejo reflexo de uma jornada que embora repleta de desafios é marcada por conquistas, resistência e acima de tudo pela força da nossa identidade e presença de espirito.”

Demais homenageados

A professora Leila de Andrade Linhares Barsted e a professora doutora Jaqueline Gomes de Jesus foram as docentes homenageadas pelos formandos.

 Encerramento

A cerimônia foi encerrada pela desembargadora Adriana Ramos de Mello.

 

Fotos: Jenifer Santos

24 de março de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)