A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nessa segunda-feira (24) a cerimônia de formatura da quarta turma do Curso de Especialização em Gênero e Direito (Pós-Graduação Lato Sensu). O encerramento da formação aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.
Discursos
O diretor-geral da EMERJ desembargador Cláudio dell’Orto, foi representado pelo secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal que ressaltou: “É um momento sempre muito importante da nossa Escola, reconhecer aqueles que estiveram conosco praticamente dois anos em uma pós-graduação que nos é muito cara. A primeira vez que se falou sobre Gênero e Direito, foi num curso formatado e depois com uma pós-graduação, um curso mais elaborado como esse, e a gente ouviu falar pelas mãos da nossa desembargadora Adriana Ramos de Melo, que há muito trabalha com esse tema e lutou muito para que esse tema seja ressoante no Direito.”
A patronesse da turma e coordenadora do Curso de Especialização em Gênero e Direito, desembargadora Adriana Ramos de Mello, declarou: “Essa Pós é transformadora e eu fico muito feliz que todos os diretores que aqui passaram desde 2015 não só vem mantendo a Pós, como vem avançando. Eu acho que a educação é transformadora e ela sim é que vai fazer essa mudança de mentalidade no nosso país para que todas as pessoas, independente de cor, raça, credo, religião e origem tenham seu direito respeitado. O que essa Pós apregoa e objetiva é que a gente tenha uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa em relação a toda as pessoas.”
A paraninfa da turma, professora doutora Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo, ressaltou: "A gente pode pensar nas pioneiras do Direito e a Mirtes de Campos é um nome que a gente tem que tirar do anonimato, foi a primeira advogada a exercer essa profissão no Brasil.”
A oradora da turma, Glória Maria Bastos Barretos, proferiu: ”Contem comigo, lado a lado. Cuidem de mim, dos meus e das milhares de mulheres corajosas e ainda vitimadas pela violência de gênero e que todos os dias se apresentam em seus escritórios, delegacias. E para além do Direito seja possível alcançar a justiça com dignidade que só pode ser encontrada a partir de uma outra alma humana.
Em seguida, a também oradora da turma Alessandra Nzinga destacou: ”Hoje é dia de celebração, mas também de reflexão. Olho para esse momento e vejo reflexo de uma jornada que embora repleta de desafios é marcada por conquistas, resistência e acima de tudo pela força da nossa identidade e presença de espirito.”
Demais homenageados
A professora Leila de Andrade Linhares Barsted e a professora doutora Jaqueline Gomes de Jesus foram as docentes homenageadas pelos formandos.
Encerramento
A cerimônia foi encerrada pela desembargadora Adriana Ramos de Mello.
Fotos: Jenifer Santos
24 de março de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)