A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta segunda–feira (4) a aula inaugural do Curso de Português Instrumental Jurídico e do Curso de Inglês Instrumental Jurídico, em cooperação com o projeto Educafro. A aula aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.
A aula contou com a abertura da diretora do Divisão de Desenvolvimento Científico (DIDEC) da EMERJ, Ângela Barral.
Em seguida, o diretor-presidente da Educafro, Frei David Raimundo dos Santos destacou em sua fala: “Eu preciso que os professores se comprometam a não dar uma aula de português e inglês sem o pé no chão. Que chão? O chão do povo negro. E aí, nas aulas de português e inglês, discutir esses problemas que nós negros estamos enfrentando, para poder quebrar barreiras, quebrar essas portas de ferro e ter direitos que estão sendo negados para nós.”
A coordenadora do Educafro, Ana Paula Reis, deu prosseguimento à aula e ressaltou a importância da cidadania: “A cidadania é isso, é você abrir portas e permanecer com elas abertas, para que outras pessoas possam sentar nessa cadeira que você está usufruindo hoje e é isso que a gente faz quando a gente faz bem, a gente deixa legado e esse legado passa como um bastão para o próximo, e esse próximo vem no testemunho que você dá, na força que você conquista e naquilo que você vence. E essa porta vai ser aberta e multiplica a partir de você aqui.“
Na ocasião, o professor de português jurídico, Ulisses da Silva Gomes e a professora de inglês jurídico, Luana Silveira Chapot se apresentaram e deram as boas-vindas aos novos alunos.
Curso de Português Instrumental Jurídico e Curso de Inglês Instrumental Jurídico
Os cursos têm como objetivo promover o ensino da norma padrão da língua portuguesa e da língua inglesa, garantindo conhecimento profundo para que se possa ter um bom desempenho jurídico acadêmico e profissional, por meio do fortalecimento de habilidades na produção oral e escrita, com foco na compreensão, interpretação e produção de textos jurídicos.
Educafro
A ONG Educafro foi idealizada pelo Frei David. O projeto existe há mais de 30 anos, com a missão de auxiliar jovens pobres, especialmente negros, a ingressar em universidades de todo o Brasil. Cerca de 100 mil pessoas conquistaram suas vagas por meio do projeto.
Fotos: Maicon Souza
7 de abril de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)