Nos dias 28 e 29 de abril, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu uma visita técnica com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional e alinhar ações pedagógicas e administrativas conforme as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum).
Durante a programação, foi realizada uma oficina colaborativa de inovação, voltada especialmente para magistradas e magistrados, com o intuito de reunir ideias e sugestões para a construção da educação judicial do futuro.
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, destacou: “A EMERJ está sempre alinhada com essa ideia que considero fundamental e que aprendi dentro da Enfam: nós temos um sistema nacional de formação e aperfeiçoamento da magistratura. Acredito que a democracia, o Estado Democrático de Direito e essa busca pela dignidade humana ganham muito justamente quando investimos na formação e no aperfeiçoamento da magistratura. A magistratura tem garantido ao Brasil uma serenidade democrática como há muito tempo não víamos. Desde a Constituição de 1988, quando se instituiu esse sistema nacional de formação e aperfeiçoamento de magistrados, e posteriormente com a criação da Enfam, acredito que todos nós, brasileiros, temos ganhado com esse investimento que o Estado realiza. Portanto, é um prazer e uma honra imensa receber o ministro Benedito Gonçalves aqui. Desejamos que essas atividades se multipliquem, para que obtenhamos o melhor êxito nesses propósitos.”
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da Enfam, Benedito Gonçalves, pontuou: “Sempre tenho afirmado que os estados estão na vanguarda dessas escolas. Gostaria de agradecer à EMERJ por aceitar esse programa da Enfam, uma iniciativa de integração mais ampla chamada visita técnica, que promove uma troca de experiências. Esta é a primeira visita técnica realizada pela Enfam, e a EMERJ é a escola na qual conheci, por meio da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), o desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto.”
O secretário-geral da Enfam e juiz federal, Ilan Presser; o juiz auxiliar secretário-acadêmico da EMERJ, Paulo Mello Feijó; o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger; e a diretora da Divisão de Apoio Pedagógico, Simone Cuber Araújo Pinto, também estiveram presentes na oficina colaborativa.
A programação incluiu visita às instalações da EMERJ, reunião com a equipe técnica e, no segundo dia, a oficina na sede da Escola, reunindo magistrados para contribuir com a iniciativa.
Foto: Maicon Souza
29 de abril de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)