Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ recebe visita técnica e promove oficina colaborativa de inovação com foco na educação judicial do futuro

Nos dias 28 e 29 de abril, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu uma visita técnica com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional e alinhar ações pedagógicas e administrativas conforme as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum).

Durante a programação, foi realizada uma oficina colaborativa de inovação, voltada especialmente para magistradas e magistrados, com o intuito de reunir ideias e sugestões para a construção da educação judicial do futuro.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, destacou: “A EMERJ está sempre alinhada com essa ideia que considero fundamental e que aprendi dentro da Enfam: nós temos um sistema nacional de formação e aperfeiçoamento da magistratura. Acredito que a democracia, o Estado Democrático de Direito e essa busca pela dignidade humana ganham muito justamente quando investimos na formação e no aperfeiçoamento da magistratura. A magistratura tem garantido ao Brasil uma serenidade democrática como há muito tempo não víamos. Desde a Constituição de 1988, quando se instituiu esse sistema nacional de formação e aperfeiçoamento de magistrados, e posteriormente com a criação da Enfam, acredito que todos nós, brasileiros, temos ganhado com esse investimento que o Estado realiza. Portanto, é um prazer e uma honra imensa receber o ministro Benedito Gonçalves aqui. Desejamos que essas atividades se multipliquem, para que obtenhamos o melhor êxito nesses propósitos.”

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da Enfam, Benedito Gonçalves, pontuou: “Sempre tenho afirmado que os estados estão na vanguarda dessas escolas. Gostaria de agradecer à EMERJ por aceitar esse programa da Enfam, uma iniciativa de integração mais ampla chamada visita técnica, que promove uma troca de experiências. Esta é a primeira visita técnica realizada pela Enfam, e a EMERJ é a escola na qual conheci, por meio da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), o desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto.”

Imagem

O secretário-geral da Enfam e juiz federal, Ilan Presser; o juiz auxiliar secretário-acadêmico da EMERJ, Paulo Mello Feijó; o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger; e a diretora da Divisão de Apoio Pedagógico, Simone Cuber Araújo Pinto, também estiveram presentes na oficina colaborativa.

A programação incluiu visita às instalações da EMERJ, reunião com a equipe técnica e, no segundo dia, a oficina na sede da Escola, reunindo magistrados para contribuir com a iniciativa.

 

Foto: Maicon Souza

29 de abril de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)