O Fórum Permanente de História do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 26 de junho, às 9h, sua 70ª reunião, que terá como tema Revisitando Cícero.
O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea do português brasileiro para o francês e para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A abertura do encontro será realizada pelo diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), Cláudio Luís Braga dell’Orto.
Palestrantes
A primeira palestra do encontro será ministrada pela professora titular da Université de Rouen Normandie Clara Auvray-Assayas e abordará a temática L’enquête sur les dieux et la refondation du politique: du De natura deorum au Timaeus.
Em seguida, a professora titular de História Romana Antiga da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Claudia Beltrão da Rosa irá realizar sua fala sobre Cícero e o Timaeus.
Posteriormente, a professora adjunta do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Alice Bitencourt Haddad proferirá a palestra O Sábio Acadêmico.
O encontro chegará ao fim com a exposição do presidente do fórum e doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Gustavo Direito, que abordará o assunto Cícero: Homo Platonicus.
O tema
“Grande intelectual, nos anos de ócio forçado pela ditadura produziu verdadeira biblioteca de escritos filosóficos. Como filósofo, Cícero foi eclético, divulgador do pensamento grego. A ele devemos o conhecimento de muitas doutrinas que, de outro modo, estariam perdidas. Dotou, primeiro Roma, depois a Europa, de um vocabulário filosófico. Conceitos como ‘qualidade’, ‘individual’, ‘indução’,‘elemento’, ‘definição’, ‘noção’, ‘infinidade’, etc. foram por ele introduzidos na língua latina. (...)
Representante da latinidade clássica, Cícero teve através dos séculos uma influência enorme. Na Idade Média - e até o século 18 - os homens cultos da Europa inteira falaram e escreveram a língua de Cícero, que, quando não precisa de efeitos retumbantes - como nas cartas particulares -, tem estilo elegante e coloquial.
Sob a égide de Cícero criou-se o tipo do ‘homem de letras’: sob esse aspecto, sua inconstância política é a do intelectual, inconformado com a disciplina partidária e por isso sempre alvo de apreciações divergentes. Algumas de suas obras nos deram grande parte do atual conhecimento da filosofia grega, enquanto outras influenciaram profundamente a ética cristã e a moral leiga moderna, pela sua compreensiva sabedoria humana.”
Fonte: Uol
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária; aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8639
8 de maio de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)