Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

PEC da Segurança Pública será tema de debate na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 9 de junho, às 9h30, o evento PEC da Segurança Pública.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O encontro será aberto pelo diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; pelo presidente do fórum, desembargador Luciano Silva Barreto, mestre em Direito pela Universidade Iguaçu (Unig); e pelo vice-presidente do fórum e mestre em Direito pela Ucam, desembargador Alcides da Fonseca Neto.

Palestrantes

Os palestrantes serão: o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), professor conferencista da EMERJ e professor emérito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Femperj), Antonio José Campos Moreira; o escritor, antropólogo, cientista político, professor da Cátedra Patrícia Acioli no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Ciência Política pela Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Luiz Eduardo Soares; o membro do fórum, professor de Direito Penal da EMERJ e da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Taiguara Líbano Soares e Souza; a membra do fórum, professora de Direito Penal da EMERJ, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Segurança Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Programa de Pós-Graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal da Ucam e doutora em Direito pela Uerj, Gisela França da Costa; e a advogada criminalista, professora de Direito Penal e Processual Penal da PUC-Rio e doutora em Direito pela PUC-Rio, Victoria Sulocki.

Sobre o tema

“A segurança pública é a maior preocupação dos brasileiros, segundo pesquisa da Quaest divulgada no dia 2 de abril. O tema ganhou a dianteira no ranking de principais inquietações da população no início deste ano e segue em ascensão na série histórica do instituto. 

Diante desse cenário, o governo federal apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 18/2025) para reformular a gestão da segurança pública no Brasil. A iniciativa propõe a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado em 2018 pela Lei 13.675. O objetivo é reforçar a atuação federal na segurança, ampliando o papel da União na formulação de políticas nacionais e no combate ao crime organizado. Serão sugeridas mudanças significativas na estrutura da segurança pública no Brasil que redefinirão as competências da União, estados, Distrito Federal e municípios. Caso seja aprovado, o texto representará uma das maiores reformas do setor nas últimas décadas.”

Fonte: Agência Senado

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8652

 

2 de junho de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras