Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ lança primeiro projeto do Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) lançou, nesta terça-feira (17), o primeiro projeto do Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais da Escola, que objetiva criar uma solução inovadora para a regularização fundiária de comunidades de baixa renda, empregando alternativas tecnológicas de georreferenciamento por satélite e tokenização de imóveis, a fim de assegurar segurança jurídica e promover a inclusão social.

Entre as principais etapas da iniciativa estão o mapeamento de imóveis com o uso de satélites e drones, a criação de tokens digitais representando a titularidade das propriedades, além da facilitação do acesso a crédito, serviços e cidadania. O projeto também prevê ações de educação e inclusão digital, bem como o monitoramento e avaliação dos impactos gerados.

Além disso, está prevista também a elaboração de um edital público, que permitirá a participação de startups especializadas em tecnologia. O objetivo é atrair soluções inovadoras que contribuam para a efetiva regularização fundiária das comunidades de baixa renda. A integração entre tecnologia, inclusão social e segurança jurídica pode transformar comunidades inteiras.

A expectativa é que o projeto contribua para a diminuição de conflitos fundiários, ampliação da inclusão digital e financeira, além de assegurar maior transparência e rastreabilidade das propriedades.

Participaram da reunião o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto; os desembargadores Marcos Alcino de Azevedo Torres e Marco Aurélio Bezerra de Melo; o juiz Alessandro Felix; o secretário-geral Francisco Budal; o chefe de gabinete André Luiz Teixeira dos Santos; a diretora do Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais, Ana Cristina Willemann; o advogado e consultor jurídico, Dr. Emerson Affonso da Costa Moura; e a Drª. Izabel Saenger Nuñez.

 

17 de junho de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)