O Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça, ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverão, no dia 19 de agosto, às 15h, o encontro Evidências Científicas sobre o Lipedema, que acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
O encontro contará com abertura da presidente do Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência e mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), juíza Adriana Laia Franco, e a presidente do Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça, vice-coordenadora do Comitê de Saúde do Rio de Janeiro (RJ), juíza Renata de Lima Machado.
Palestrantes
Para palestra, a reunião receberá a chefe de serviço de Endocrinologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE RJ), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro (SBEM RJ) e professora da Faculdade de Medicina do Instituto de Educação Médica - Estácio de Sá (IDOMED), Ana Carolina Nader Vasconcelos Messias; a cirurgiã plástica, titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membra efetiva da Associação de Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy, Caroline de Paula Souza Vieira; e a dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patrícia Medeiros Gusmão Acioly.
Sobre o tema
“O lipedema é uma condição crônica e progressiva, caracterizada pelo acúmulo anormal de células de gordura, principalmente nas pernas, quadris e, às vezes, nos braços. Afeta principalmente mulheres e muitas vezes é confundido com obesidade ou linfedema. É um distúrbio do tecido adiposo que resulta em pernas e braços desproporcionalmente grandes, muitas vezes com uma aparência de ‘coluna’ ou ‘pernas grossas’. Além do acúmulo de gordura, o lipedema pode causar dor, sensibilidade ao toque, contusões fáceis e, em alguns casos, problemas de mobilidade devido ao tamanho e ao peso dos membros afetados. A causa exata do lipedema é desconhecida, mas acredita-se que haja uma ligação genética, pois muitas vezes ocorre em várias gerações da mesma família. Embora não haja cura para o lipedema, existem tratamentos eficazes disponíveis para ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A cirurgia raramente é necessária.”
Fonte: Associação Brasileira de Lipedema
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ; e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8666
24 de junho de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)