Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

ADPF das Favelas e a Permanência da Necropolítica será tema de palestra na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal Professor Juarez Tavares da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, no 15 de agosto, às 9h30, o encontro ADPF das Favelas e a Permanência da Necropolítica, que acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O presidente do fórum, desembargador e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), desembargador Paulo de Oliveira Lanzillotta Baldez, e o vice-presidente do fórum e professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), desembargador aposentado Sérgio de Souza Verani, serão os responsáveis por realizar a abertura do encontro.

Palestrantes

Para as palestras, a reunião receberá o professor de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Hirata; o defensor público da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPERJ) e mestre em Direito Constitucional pela UFF, Daniel Lozoya; a diretora fundadora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva; o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Fabio Correa Matos; e a defensora de Direitos Humanos e técnica em Educação Social e fundadora do Movimento Moleque, Mônica Cunha.

Sobre o tema

“O Supremo Tribunal Federal (STF) redefiniu as diretrizes para a atuação das forças de segurança em comunidades do Rio de Janeiro, na ação conhecida como ADPF das Favelas (...). A decisão uníssona dos ministros substituiu a exigência de que operações só poderiam ocorrer em casos excepcionais por regras sobre a proporcionalidade do uso da força.

A medida, que também determina que o governo do RJ apresente um plano para a ocupação de territórios dominados pelo crime organizado, foi avaliada por especialistas em segurança pública e direitos humanos, que apontam avanços e retrocessos, mas concordam que a decisão não representa uma carta branca para as forças policiais.“

 Fonte: G1

 

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8676

 

8 de julho de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)