Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

O Projeto do Novo Código Eleitoral – Expectativas e Perspectivas será tema de palestra na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) realizarão, no dia 8 de agosto, às 9h30, o encontro O Projeto do Novo Código Eleitoral – Expectativas e Perspectivas.

O evento acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

Irão compor a mesa de abertura do evento: o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; o presidente do Fórum de Direito Eleitoral e Político da EMERJ, desembargador Fernando Cerqueira Chagas; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Peterson Barroso Simão; o vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares; e a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral do TRE-RJ Maria Helena Pinto Machado.

Mesa da Manhã - A Perspectiva Atual das Relações Jurídicas e Sociais e o Direito Eleitoral: A Revisão do Atual Código Eleitoral

A primeira mesa do dia será presidida pelo membro do Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da EMERJ, desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, e mediada pelo membro do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da EMERJ, desembargador Ricardo Alberto Pereira.

Para a palestra, a mesa receberá a professora de Direito Eleitoral da EMERJ e da Fundação Getúlio Vargas e subprocuradora regional da República, Silvana Batini César Góes; a membra do Fórum Permanente de Direito Processual Penal da EMERJ, desembargadora eleitoral do TRE-RJ Tathiana de Carvalho Costa; e o advogado e coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) Sidney Sá das Neves.

Mesa da Tarde - O Projeto de Revisão do Código Eleitoral: Visões, Expectativas e Impactos na Sociedade

Para presidir a segunda mesa do dia, o evento receberá a membra do Conselho Consultivo da EMERJ, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, e o cargo de mediadora da mesa será ocupado pela vice-presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da EMERJ, advogada eleitoralista e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/Uerj), Vânia Siciliano Aieta.

Como palestrantes, o evento receberá a desembargadora Maria Helena Pinto Machado; o membro do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da EMERJ, professor da Pós-Graduação e Especialização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Uerj (Ceped), Bruno Cezar Andrade de Souza; e o advogado eleitoralista e assessor jurídico da presidência da Petrobrás, Marcelo Weick Pogliese.

Encerramento

O encontro será encerrado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, e pelo desembargador Fernando Cerqueira Chagas.

 

Sobre o tema

“No dia 15 de julho, o Código Eleitoral brasileiro alcança 60 anos de existência. Promulgado em 1965, é tido como um dos alicerces da Justiça Eleitoral, por ter estabelecido preceitos essenciais ao processo democrático. Entre eles, destacam-se o voto obrigatório sem distinção de gênero e a atribuição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para normatizar e conduzir as eleições. Atualmente, o Código é composto por 383 artigos.

(...)

No entanto, diante das transformações sociais e tecnológicas dos últimos anos, o Senado analisa uma proposta de novo Código Eleitoral. O texto tem quase 900 artigos e busca unificar toda a legislação em uma norma única.

Entre as principais mudanças discutidas para o novo Código, estão: 

·         quarentena obrigatória para juízes, promotores, militares e policiais que queiram se candidatar;

·         regras mais duras contra fake news durante as campanhas; 

·         atualização das regras para propaganda eleitoral, especialmente nas redes sociais;

·         reserva de vagas para mulheres no Legislativo; e 

·         prestação de contas simplificada para candidatos e partidos com baixa movimentação financeira de campanha.

O projeto segue tramitando no Congresso Nacional e ainda pode sofrer alterações. Para que as mudanças sejam válidas em 2026, o novo Código Eleitoral precisa ser aprovado e entrar em vigor até 4 de outubro deste ano. Isso porque segundo a Constituição, toda alteração legislativa que modifique as normas eleitorais precisa ser feita até no máximo um ano antes do próximo pleito.”

Fonte: TRE-SP

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8680  

 

21 de julho de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)