Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá o evento Defesa Penal Cooperativa

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 15 de agosto, às 10h, a reunião Defesa Penal Cooperativa, que acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O encontro será aberto pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Ana Tereza Basilio; pelo advogado e autor do livro que dá nome ao evento, André Mirza Maduro; pelo advogado e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), Diogo Malan; pela advogada e professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Carolina Ferreira; e pelo advogado e professor da Uerj e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Flávio Mirza.

Lançamento de livro

Durante o encontro, será lançada a obra Defesa Penal Cooperativa, de autoria do advogado André Mirza Maduro.

Sobre o tema

“A cooperação processual é um dos pilares do atual Código de Processo Civil, que impõe a todos os sujeitos do processo o dever de colaborar para garantir uma decisão justa e eficaz em tempo razoável. Mas como esse princípio se aplica ao processo penal? E, mais especificamente, como ele se compatibiliza com a defesa do acusado?

Nesta obra inovadora, André Mirza Maduro explora, de maneira inédita, os reais contornos dos deveres de cooperação defensivos ao realizar uma ampla pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa de decisões do Superior Tribunal de Justiça em torno do tema. O estudo revela como o princípio da cooperação tem sido incorporado ao processo penal desde a publicação do CPC de 2015, muitas vezes sem um filtro dogmático adequado, o que pode comprometer garantias fundamentais como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa.

O autor defende que é possível uma defesa penal cooperativa, desde que os direitos de imputados não sejam indevidamente cerceados. Para tanto, apresenta diretrizes concretas que estabelecem um equilíbrio entre o dever de cooperação e os direitos fundamentais da defesa, abordando questões como o cumprimento de prazos, a alegação de nulidades processuais, a possibilidade de reiteração de pedidos e a observação de condutas urbanas e cordiais no decorrer do processo.

Além disso, este livro propõe medidas de responsabilização para o descumprimento desses deveres, sugerindo sanções tanto para advogados quanto para acusados. O estudo é denso, leva a sério a complexidade de uma questão ímpar como a cooperação no processo penal e traz dados e informações inéditas. Nem por isso se pretende conclusivo. Tanto que André Mirza Maduro reconhece a necessidade de aprofundamento em temas correlatos, como a cooperação processual na defesa da vítima, no âmbito do Ministério Público e propõe pesquisas perante decisões da Suprema Corte.

Este livro já nasce como um marco para os estudiosos do processo penal ao oferecer uma abordagem científica baseada em evidências para a construção de um sistema de justiça criminal mais racional, equilibrado e alinhado com os direitos e garantias constitucionais. Uma leitura essencial para advogados, magistrados, membros do Ministério Público e pesquisadores que buscam compreender a interseção entre cooperação processual e defesa penal.”

Fonte: Editora Amanuense

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); e aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8685

 

27 de maio de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras