A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) expressa profundo pesar pelo falecimento do desembargador Roberto Luis Felinto de Oliveira, aos 84 anos, figura de notável relevância no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ) no biênio 2008/2009.
Nascido no Rio de Janeiro, Roberto Luis Felinto formou-se em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara (hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e ingressou na Magistratura em 1988 por meio do 7º concurso público. Foi figura central no fortalecimento do associativismo jurídico, tendo desempenhado papel decisivo na fusão que deu origem à AMAERJ.
Durante sua atuação, também contribuiu de forma expressiva à Justiça Eleitoral com a criação da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE‑RJ), em 2003, na qual foi o primeiro diretor. Após a aposentadoria, se tornou diretor do Departamento de Aposentados da AMAERJ e coordenador da mesma pasta na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entre 2019 e 2022.
A EMERJ se solidariza com familiares, amigos e com a magistratura neste momento de perda. Reconhecemos a valiosa contribuição do desembargador Roberto Luis Felinto de Oliveira à Justiça e ao movimento associativo no Rio de Janeiro e no país.
1º de agosto de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)