No dia do magistrado e do advogado (11/08), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Direito Público e Privado do segundo semestre de 2025, dos turnos manhã e noite. O encontro foi realizado no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
No início da aula, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, declarou: “É sempre importante ter, nesse auditório, a presença de todas as turmas e de todos alunos que estão na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no nosso Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado, que é uma referência nacional por conta de vocês. O que faz a Escola é exatamente o aluno da Escola, então queremos ter sempre a participação de vocês e ouvi-los. Temos aqui vários colegas desembargadores e juízes que estão envolvidos nessa tarefa de fazer com que a nossa EMERJ seja uma escola de referência e oferecer para vocês, que são a razão de estarmos todos aqui, a oportunidade de terem o melhor ensino jurídico, e que vocês tenham muito êxito nas atividades futuras que buscam realizar.”
Em seguida, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, cumprimentou os alunos e proferiu: “É com satisfação que eu venho saudar a abertura do semestre letivo e também trazer notícias sobre o ingresso da magistratura. Eu tenho a meta de fazer mais três concursos. Vocês terão aí muita atividade pela frente, acredito até que os alunos da EMERJ passarão rápido, nós precisamos de magistrados, pois temos uma carência de cerca de 170. Torço por vocês, a EMERJ é uma escola de excelência, ela forma muito bem os magistrados. Temos vários magistrados egressos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e todos com uma atividade de excelência dentro da magistratura, ou seja, a formação feita pela EMERJ não é apenas uma formação cultural, é uma formação de caráter, é uma formação em que nós vemos uma exigência, e esperamos que essa exigência se reflita dentro da magistratura.”
Na sequência, o corregedor-geral da Justiça do estado do Rio de Janeiro e membro do Conselho Consultivo da EMERJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira deu início à sua fala recordando ter sido aluno da Escola e expôs: “Boa parte dos candidatos aprovados e que estão na fase oral do concurso (para magistratura) são ou foram alunos da EMERJ, são 9 de 32, ou seja quase 1/3 dos candidatos aprovados. Dos 700 magistrados do TJRJ, eu acho que uns 100 foram alunos da EMERJ, alguns mais antigos, como eu, e outros mais modernos. Então, é uma escola que forma e prepara. Tem alunos nossos aprovados pelo Brasil todo. Isso evidência a qualidade do serviço que a EMERJ presta e eu acho que não existe nenhuma escola judiciária no Brasil que se compare à Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, eu digo que isso é motivo de orgulho, e acho que vocês devem se orgulhar também.”
O diretor-geral do Centro de Estudos e Debates (CEDES), desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, enfatizou em sua fala: “A EMERJ hoje é uma instituição extremamente poderosa nesse objetivo de formar, não só do ponto de vista do conhecimento, mas também do caráter, moldar aquelas pessoas que nós queremos que ingresse futuramente na magistratura e, ao fazer isso, na verdade, ela forma não só para a magistratura, mas para todas as linhas de concurso público, porque uma vez preparados para ingressar na magistratura, todos estarão preparados também qualquer outra função.”
A vice-presidente do Conselho Consultivo e Magistrada Supervisora de Biblioteca e Cultura, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, destacou: “Acreditem nos seus sonhos. Persigam os seus sonhos, não desanimem, porque o impossível é só aquilo que a gente não tentou fazer. Aproveitem, levem a sério esse aprendizado que terão, pois será muito importante.”
A membra do Conselho Consultivo da Escola e Magistrada Supervisora de Pedagogia e Ensino, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, ressaltou: “Quero parabenizá-los por estarem na EMERJ, é uma profissão muito bonita e que nos encanta, ao mesmo tempo, a Escola tem um papel não só no ingresso inicial, é um curso quase que preparatório para a magistratura, mas a Escola acompanha os magistrados durante toda a vida.”
E finalizou: “A EMERJ é uma escola que tem 37 anos nessa evolução, é uma escola notabilizada, pode-se dizer hoje em dia que até internacionalmente. É uma escola exemplar.”
Na sequência, o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal, enfatizou: “A Secretaria-Geral é responsável pela execução e prática de todas as atribuições diárias e cotidianas da Escola e gostaria de dizer para vocês que estou à disposição para o que for necessário e pontuar que ninguém trabalha sozinho. Nós temos hoje, dentro da EMERJ, entre colaboradores, estagiários da própria EMERJ e servidores, aproximadamente 300 pessoas diariamente, fora os outros colaboradores que são vinculados direto ao tribunal , que estão na limpeza, na parte de guarnecer o nosso prédio e fazer a segurança patrimonial, a segurança não armada, as nossas recepcionistas e todos aqueles que estão conosco. A gente faz um trabalho realmente árduo, um trabalho pleno e com objetivo máximo de atender todos os senhores, todos os professores e toda a parte administrativa que está dentro da EMERJ.”
A diretora do Departamento de Ensino (DENSE), Bianca Oliveira de Farias, frisou: “É muito importante que nós tenhamos esse evento, momento de diálogo e contato, para que os senhores saibam o que é esperado de cada um. O que enche nosso coração de orgulho é encontrá-los. Eu já tive a oportunidade de passar nas salas de aula, da manhã e da noite, conversar um pouquinho com vocês sobre que a gente irá ver acontecendo nesse semestre.”
E completou: “Façam o possível, fazendo o possível todos chegarão àquilo que muitas vezes parece impossível. Em algumas semanas a gente vai conseguir estudar mais, em outras menos, tentem manter uma constância, estudo para concurso é disciplina, é constância e repetição! Certamente muitos aqui já escutaram de pessoas aprovadas que só não passa quem desiste, e essa é uma grande verdade. Cada um tem seu tempo, sua história e trajetória não tem caminho mais certo ou errado para passar em concurso. Cada pessoa tem sua trajetória, façam o melhor com o que vocês têm hoje e certamente o resultado virá.”
A diretora do DENSE concluiu: “É um prazer para todos nós tê-los na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Nós acreditamos nos sonhos de vocês tanto quanto vocês, acho que a gente até acredita nisso quando vocês, pontualmente, acham que a caminhada não vai ser viável. Vocês não estão sozinhos, estamos todos juntos aqui imbuídos no mesmo propósito. Aplaudimos no momento de chegada, aplaudimos no dia da formatura de vocês e, para o orgulho de todos nós, aplaudimos no dia da posse, que, se Deus quiser, vai ser muito em breve. Dediquem-se! Faz parte essa caminhada extensa que todos nós estamos aqui passando, mas tenham certeza de que nada resiste ao trabalho que, em breve, todos terão muito orgulho de cada dia dividido.”
Fotos: Jenifer Santos
11 de agosto de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)