Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Marco Legal dos Seguros – Impactos e Reflexões será tema de seminário na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Juízos Cíveis da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em conjunto com o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) realizarão, no dia 5 de setembro, às 9h,o seminário Marco Legal dos Seguros – Impactos e Reflexões, que acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O encontro será aberto pelo presidente do fórum, professor da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da EMERJ e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), desembargador Carlos Santos de Oliveira; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Ana Tereza Basilio; e o presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar da OAB/RJ, professor convidado dos cursos de LL.M. em Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) Rio Law Program, advogado e árbitro, Godofredo Vianna.

Painel 1 - Propósitos da Nova Lei, Problemas e Desafios; Interação com a Lei da Liberdade Econômica, Direito Intertemporal; Descodificação

Para falar sobre o assunto, o painel receberá o diretor da Superintendência de Seguros Privado (SUSEP), Carlos Roberto Alves de Queiroz; o professor de Direito Processual Civil dos cursos de pós-graduação da FGV, EMERJ, PUC e da Universidade Candido mendes (UCAM), Alexandre Flexa; e o presidente da Comissão de Direitos e Seguros da OAB/RJ, Fabio Alexandre Medeiros Torres.

A palestra terá a moderação do desembargador Carlos Santos Oliveira.

Painel 2 - Resseguros – Mecanismo de Proteção e Limites Sistêmicos; Diluição de Riscos

A mesa receberá para a palestra a diretora-presidente da Lloydas Brasil, presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (FENABER), Rafaela Barreda; o CEO Gallangher Seguros Brasil, Rodrigo Protasio; e o advogado e árbitro Guilherme Valdetaro.

O painel acontecerá sob a mediação do membro do Fórum e juiz de Direito titular da 10ª Vara Cível da Comarca da Capital, Riardo Cyfer.

Painel 3 – Regulação e Liquidação de Sinistros - Mudanças e Desafios

O painel receberá para a palestra o presidente da Crawford & Company – Brasil, Eduardo Ribeiro; o vice-presidenre do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e membro da Associação Internacional de Direito e Seguro (AIDA Mundial), João Marcelo Máximo Ricardo dos Santos; o advogado e conselheiro efetivo do Conselho Presidencial da Associação Internacional de Direito do Seguro, Luis Felipe Pellon.

Para a moderação, o evento receberá o membro do fórum, desembargador Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues.

Painel 4 – Arbitragem no Contratos de Segura

A mesa receberá como palestrantes, o membro do fórum, advogado, professor da PUC-Rio e FVG-RJ e doutora em Direito pela UERJ, José Roberto Castro Neves; o advogado Godofredo Mendes Vianna; e a advogada, professorada do MBA em Direito Secundário /Ressecuritário do MBA executivo em Seguros e Resseguros da ENS e mestre em Direito Civil da Universidade de São Paulo (USP),  Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira.

O painel acontecerá sob a moderação da vice-presidente do fórum, desembargadora Cristiana Serra Feijó.

Painel 5 – Questões Atuais em Matéria Securitária

Para palestrar sobre o assunto proposto, o seminário receberá a representante do grupo Wilson Sons, Poliana Ituassu Souza; o representante do Inter Risk Services, João Baptista Barbará; e o advogado especialista em Direito Agrofinanceiro, Lutero Pereira.

A moderação da palestra será do advogado Tarik Bergallo Kalil Jacob.

Sobre o tema

 

“A lei que prevê novas regras para os contratos de seguro no Brasil foi sancionada e publicada, na terça-feira (10/12), no Diário Oficial União. Conhecida como Marco Legal dos Seguros, a legislação (Lei nº 15.040/2024) estabelece normas claras para os contratos e adota um modelo dual que combina a lei com a atuação da autoridade reguladora. Com essa medida, o Brasil se alinha a países como Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Japão, cujas reformas dos arcabouços jurídicos impulsionaram o crescimento econômico do setor.

 

“Trata-se de uma lei muito importante. O setor de seguros no Brasil apresenta um potencial de crescimento expressivo”, disse o ministro Fernando Haddad, após a aprovação da legislação no Congresso Nacional. O novo marco faz parte de uma agenda de reformas microeconômicas que tem potencial de aumentar a capacidade de crescimento da economia sem gerar inflação.

Embora o país seja a nona maior economia do mundo, a participação dos seguros no Produto Interno Bruto (PIB) ainda é limitada, colocando o Brasil na 18ª posição global nesse mercado. Comparativamente, ao mesmo tempo em que o setor de seguros no Brasil representa aproximadamente 6% do PIB, considerando a saúde suplementar, nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média gira em torno de 10%. Esse percentual mostra que o mercado brasileiro tem espaço para crescer e fortalecer sua presença na economia, podendo contribuir para a estabilização econômica e ampliação da segurança financeira da população e das empresas.

Além dos ganhos econômicos, o novo Marco Legal trará mais segurança e transparência para os consumidores, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, como seguro de automóveis e de vida. Segundo o Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, a atual lei é uma conquista importante para todos os integrantes do mercado, como seguradores, segurados, corretores, resseguradores e outros. “Ela estrutura, após um amplo debate em que se buscou o máximo consenso entre as partes, uma arquitetura jurídica de transparência, certeza e confiança nas contratações, o que é a base para um ciclo de crescimento sustentado do mercado”, disse.

O Marco Legal dos Seguros, em linhas gerais, estabelece diretrizes para seguros privados, cobrindo regras, carências, prazos, prescrição e normas específicas.

(...) “

Fonte: Ministério da Fazenda

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8696

 

18 de agosto de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

 

Inclusão do Vlibras