Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ sediará Os 20 Anos da Lei 11.201/2005, com a presença do ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 17 de setembro, às 9h, o evento Os 20 Anos da Lei 11.201/2005, que contará com encerramento realizado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura do evento ficará a cargo do diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; do presidente do fórum e mestre em Gestão Judiciária pela Fundação Getulio Vargas Rio (FGV-Rio), desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho; e do advogado e doutor em Direito pela Université Toulouse Capitole (Centre de Droit des Affaires), Márcio Guimarães.

A Evolução do Tratamento Preventivo à Crise da Empresa

A primeira mesa do encontro será presidida pelo desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho e receberá para a palestra o doutor em Direito Empresarial pela Universidad Complutense de Madrid, desembargador Juan Luiz Souza Vazquez, e a advogada e conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Juliana Hoppner Bumachar Schmidt.

Soluções Modernas de Reestruturação e a Realização do Ativo

Sob a presidência do vice-presidente do fórum, desembargador aposentado Antonio Carlos Esteves Torres, o painel receberá a membra do fórum, desembargadora Monica Maria Costa di Piero, e o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), Caio Machado Filho.

Balanço dos 20 anos: O Poder Judiciário e o Direito das Empresas em Dificuldade

A última mesa do dia será presidida pelo desembargador Mauro Martins e contará com palestras da professora da EMERJ e juíza Caroline Rossy Brandão Fonseca e do advogado Márcio Guimarães.

Encerramento

O evento será encerrado pelo doutor em Direito pela PUC-SP, ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro.

Sobre o tema

“A Lei nº 11.101/05, promulgada em 9 de fevereiro de 2005, representa um marco fundamental na modernização do direito empresarial brasileiro, substituindo o regime da concordata previsto no Decreto-Lei nº 7.661/45. Ao completar duas décadas de vigência, a legislação demonstra sua importância na transformação do tratamento das empresas em crise econômico-financeira, alinhando o Brasil às mais modernas legislações

O contexto histórico que antecedeu a promulgação da LFRE foi marcado por profundas transformações econômicas e sociais. A globalização dos mercados, a velocidade das transações comerciais e a complexidade das relações empresariais evidenciaram a obsolescência do sistema da concordata. Inspirada em modelos internacionais, especialmente no Capítulo 11 do Bankruptcy Code norte-americano, a nova legislação buscou estabelecer um procedimento mais dinâmico e eficiente, equilibrando os interesses dos credores e da empresa devedora.

A nova legislação trouxe uma mudança paradigmática ao estabelecer como princípio fundamental a preservação da empresa economicamente viável. Este princípio se materializa através de diversos dispositivos que privilegiam a manutenção da atividade empresarial, reconhecendo sua função social e seu papel na economia. A teoria da empresa, desenvolvida pela doutrina italiana e incorporada ao direito brasileiro, fundamentou esta nova perspectiva, enfatizando a empresa como centro de múltiplos interesses que transcendem a figura do empresário.”

Fonte: Conjur

 

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ; e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8701

 

28 de agosto de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras