Nessa terça-feira (2), o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto, participou da palestra O Direito diante da máquina: como a IA está reprogramando a Justiça brasileira.
O evento faz parte do projeto Alumni na Casa, promovido pela Associação de Antigos Alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Além do diretor-geral da EMERJ, a iniciativa recebeu a diretora do Departamento de Direito da PUC-Rio, Caitlin Mulholland; o diretor do Instituto ECOA PUC-Rio, Rafael Nasser; e a conselheira da Vice-Reitoria para Assuntos de Desenvolvimento e Inovação, Bárbara Cristian Fernandes Silva, na Casa de Inovação da PUC-Rio.
Em sua palestra, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Claudio Luís Braga dell’Orto, destacou: “A ideia é que nossas ferramentas de IA fiquem dentro de uma base de dados que o próprio tribunal controla, ou seja, sem abertura geral para internet. Então, você vai trabalhar na base de dados do próprio tribunal ou naquilo que o tribunal vai disponibilizando.”
O encontro teve como objetivo debater os impactos da Inteligência Artificial no ecossistema jurídico no país.
Foto: Associação de Antigos Alunos da PUC - Rio
3 de setembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)