Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará evento I.A., Justiça, Imprensa e Busca da Verdade: Desafios, Ética e Impactos

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 12 de novembro, às 10h, a 12ª reunião do Fórum Permanente de Diálogos do Judiciário com a Imprensa, que terá como tema I.A., Justiça, Imprensa e Busca da Verdade: Desafios, Ética e Impactos.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura será realizada pelo diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), desembargador Cláudio dell’Orto, e pelo presidente do fórum, conferencista emérito da Escola Superior de Guerra (ESG) e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), desembargador, Fernando Foch.

Palestrantes

O ciclo de palestras contará com a participação do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto, e do jornalista, sociólogo, radialista, professor nos cursos de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, Cido Coelho.

Debatedores

Também participarão como debatedores: a vice-presidente do fórum, professora convidada da EMERJ e doutora em Direitos Humanos pelo Instituto Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra, juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, e o jornalista, professor convidado da Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Geraldo Mainenti.

Sobre o tema

“O uso de Inteligência Artificial (IA) pela justiça brasileira é uma tendência consolidada, com tribunais incorporando cada vez mais ferramentas para otimizar a tramitação processual, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a tomada de decisões. É o que aponta a Pesquisa IA no Poder Judiciário 2024, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (16/9). A pesquisa identificou um total de 178 projetos registrados em 2024. Desse total, 98 correspondem a novas iniciativas.

Realizado desde 2020 pelo Programa Justiça 4.0, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o levantamento anual busca registrar novas soluções em IA e acompanhar a evolução daquelas desenvolvidas por tribunais e conselhos de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Resolução n. 332/2020 e pela Portaria n. 271/2020.

A pesquisa permite identificar desafios técnicos, operacionais ou éticos relativos ao uso de tais soluções, bem como evidenciar os esforços do Poder Judiciário para aprimorar a rotina de trabalho e elevar a qualidade da prestação jurisdicional com eficiência e inovação.

Pela primeira vez, a pesquisa incluiu uma seção específica para mapear o uso de ferramentas de IA Generativa no Judiciário. O levantamento revelou que 45,8% dos tribunais e conselhos já utilizam essas ferramentas, principalmente em tarefas relacionadas a texto, como geração, melhoria e sumarização, além de verificação ortográfica. Entre os que ainda não adotaram essa tecnologia, 81,3% manifestaram intenção de implementá-la.”

Fonte: CNJ

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ; e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8723

 

23 de setembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras