Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ sediará evento A Perspectiva Judicial da COP30

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, no dia 28 de novembro, às 9h30 o evento A Perspectiva Judicial da COP30.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura será realizada pelo diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), desembargador Cláudio dell’Orto; pelo Magistrado Supervisor de Publicações e da Editora EMERJ, desembargador, Jessé Torres; pela vice-presidente do fórum e doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Colônia (Alemanha), juíza Admara Schneider; pela membra do fórum, desembargadora Maria Teresa Pontes Gazineu; e pela membra do fórum, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Direito Internacional pela Université Paris XI, Cristiane Jaccoud.

Expositores

Como expositores, estarão presentes o advogado, ambientalista e fundador do SOS Mata Atlântica, professor Fabio Feldmann, e o economista, ambientalista e presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, professor Sérgio Besserman.

Sobre o tema

“Em novembro de 2024, o CNJ editou a Resolução nº 594, que instituiu o Programa Justiça Carbono Zero. Anteriormente, em 2021, a Resolução CNJ nº 400/2021 estabeleceu diretrizes para promover a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. A regulamentação previu a implementação de uma política judiciária por meio de ações dentro do conceito de ESG (sigla em inglês), que engloba o meio ambiente natural, a responsabilidade social e a governança.

A política é implementada de acordo com o Plano de Logística Sustentável (PLS) de cada tribunal, que tem uma comissão gestora presidida por um magistrado e integrada por, pelo menos, mais cinco servidores. Além disso, o PLS é monitorado por unidades de sustentabilidade, que possuem caráter permanente.” 

Fonte: CNJ

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ; e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8722

 

23 de setembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras