O Observatório de Pesquisas Bryant Garth e o Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais (LIPPI), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizarão, no dia 6 de novembro, às 9h, o VI Encontro de Integração dos Núcleos de Pesquisa Bryant Garth.
O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e contará com representantes de todos os núcleos de pesquisa da Escola:
Núcleo de Pesquisa em Ambiente e Moradia (NUPEAMIA);
Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Poder Judiciário (NUPETEIJU);
Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS);
Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM);
Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE);
Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ);
Núcleo de Pesquisa em Processo Civil (NUPEPRO);
Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Social (NUPEBIOS);
Núcleo de Pesquisa em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (NUPEMASC);
Núcleo de Pesquisa em Probidade, Transparência e Administração Pública (NUPEPROBI).
Abertura
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, conduzirá a abertura do encontro.
Apresentação dos Trabalhos
Representantes do NUPEAMIA: desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo e Flávio Villela Ahmed, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Representes do NUPETEIJU: juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Leonardo Jacintho Teixeira, doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Representantes do NUPELEIMS: desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), e Fábio Carvalho Leite, doutor em Direito pela Uerj.
Representantes do NUPEDICOM: desembargador Carlos Gustavo Vianna Direito, doutor em Direito pela UVA, e Karina Cristina Nunes Fritz, doutora em Direito pela Universidade Humboldt de Berlim.
Representantes do NUPEGRE: desembargadora Adriana Ramos de Mello, doutora em Direito Público e Filosofia Jurídico-Política pela Universidade Autônoma de Barcelona, e Lívia de Meira Lima Paiva, doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Representantes do NUPEPAJ: desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela UVA, e Hector Luiz Martins Figueira, doutor em Direito pela UVA.
Representantes do NUPEPRO: desembargador Humberto Dalla Bernardina de Pinho, pós-doutor pela University of Connecticut School of Law; e Izabel Saenger Nuñez, doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Representantes do NUPEBIOS: desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela PPGBios/UFRJ, e Vinícius Figueiredo Chaves, pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Representantes do NUPEMASC: desembargador César Felipe Cury, doutor em Direito pela Unesa, e Nilton César Flores, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Representantes do NUPEPROBI: desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo, doutora em Direito pela Unesa, e Rafael Carvalho Rezende Oliveira, procurador do município do Rio de Janeiro e pós-doutor em Direito pela Uerj.
Observatório de Pesquisas Bryant Garth
O Observatório de Pesquisas Bryant Garth é um centro de pesquisas, análise e estudo para compreensão de realidades, fatos, fenômenos e relações sociais. O Observatório, inaugurado em 28 de agosto de 2019, recebeu o nome do jurista americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law, que desenvolveu, na década de 1970, juntamente ao jurista italiano Mauro Cappelletti, o renomado Projeto Florença. O projeto, que envolveu 100 experts de 27 países, identificou, por meio de estudos empíricos, três ondas renovatórias de acesso à justiça.
Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do professor Bryant Garth, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade destacou o momento histórico trazido com a implementação do Observatório: “Pela primeira vez, uma escola da magistratura terá um centro de pesquisas empíricas, fato de suma importância. Pretendemos fazer, neste observatório, ciência com o Direito, o que somente é possível a partir de dados e informações empíricas.”
O Observatório de Pesquisas Bryant Garth reúne os núcleos de pesquisa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que têm como objetivo desenvolver a investigação científica no âmbito de sua área de atuação, a fim de apresentar produtos técnico-científicos que sejam instrumentos de fortalecimento da efetividade na prestação jurisdicional.
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8727
29 de setembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)