Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá o evento Perspectivas e Desafios para o Uso de Tecnologias e IA na Justiça, com a presença do ministro do STJ Joel Ilan Paciornik

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERI) promoverá, no dia 13 de outubro, às 9h, o evento Perspectivas e Desafios para o Uso de Tecnologias e IA na Justiça, com a presença do Excelentíssimo Senhor Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O encontro terá abertura realizada pelo presidente do fórum, juiz Anderson de Paiva Gabriel; pelo vice-presidente do fórum, juiz Fábio Ribeiro Porto; e pelo membro do fórum, desembargador Humberto Dalla.

Palestra de abertura

A palestra de abertura do evento receberá o ministro do STJ Joel Ilan Paciornik para realizar a exposição sobre o tema proposto.

Painel

Em seguida, a desembargadora Katia Maria Amaral Jangutta presidirá o painel que receberá a professora da Blavatnik Schooll of Government, fellow do Exeter College e integrante da Oxford Law Faculty, Philippa Webb; a pesquisadora e diretora de Pesquisa e Projetos do Oxford Institute of Technology and Justice, Lodovica Raparelli; o professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Osmar Paixão; o professor da Universidade de Brasília (UnB) Fabiano Hartmann; o advogado e doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP) Gabriel Soares da Fonseca; e a advogada, vice-presidente de Mediação no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e fundadora da Mediar 360, advogada Andrea Maia.

Sobre o tema

“O uso de Inteligência Artificial (IA) pela Justiça brasileira é uma tendência consolidada, com tribunais incorporando cada vez mais ferramentas para otimizar a tramitação processual, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a tomada de decisões. É o que aponta a Pesquisa IA no Poder Judiciário 2024, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (16/9). A pesquisa identificou um total de 178 projetos registrados em 2024. Desse total, 98 correspondem a novas iniciativas.

Realizado desde 2020 pelo Programa Justiça 4.0, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o levantamento anual busca registrar novas soluções em IA e acompanhar a evolução daquelas desenvolvidas por tribunais e conselhos de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 332/2020 e pela Portaria nº 271/2020.

A pesquisa permite identificar desafios técnicos, operacionais ou éticos relativos ao uso de tais soluções, bem como evidenciar os esforços do Poder Judiciário para aprimorar a rotina de trabalho e elevar a qualidade da prestação jurisdicional com eficiência e inovação.”

Fonte: CNJ

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8729 

29 de setembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

 

Inclusão do Vlibras