Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ celebra os 37 anos da Constituição Cidadã

Ícone que representa audiodescrição

“Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou.”

Com essas palavras, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, deputado federal Ulysses Guimarães, marcou o início de uma nova ordem democrática no Brasil, após 21 anos de regime militar.

A promulgação da Constituição Federal de 1988 representou um marco histórico para a sociedade brasileira, assegurando liberdades individuais e coletivas. Denominada “Constituição Cidadã”, a nova Carta Magna consolidou direitos fundamentais em diversas áreas, entre elas a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), referência internacional em atendimento público.

A nova Constituição também reconheceu a defesa do consumidor como direito fundamental, ampliou garantias trabalhistas, restabeleceu as eleições diretas e instituiu mecanismos de participação popular, como a apresentação de projetos de lei por iniciativa cidadã, mediante a subscrição de 1% do eleitorado nacional.

Passadas mais de três décadas, a Constituição de 1988 mantém-se como pilar da democracia brasileira, promovendo a proteção de direitos, a consolidação das instituições e o fortalecimento de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.

Neste domingo, 5 de outubro de 2025, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) associa-se aos 85 tribunais do país, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas comemorações alusivas aos 37 anos da promulgação da Constituição Cidadã — símbolo da redemocratização e fundamento do Estado Democrático de Direito no Brasil.

 

5 de outubro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras