Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Leilão Judicial no CPC/2015: 10 Anos de Avanços e Desafios será tema de evento na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com a Conselho Federal  da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a Comissão Especial de Leilões da OAB Rio de Janeiro, promoverão, no dia 30 de outubro, às 9h30, o Leilão Judicial no CPC/2015: 10 Anos de Avanços e Desafios.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O painel de abertura do encontro receberá o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto; o diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (UCAM), desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; o presidente do fórum, desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho; e a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio.

Painel 1 – O Fim dos Embargos e o Alcance do Art. 903 do CPC/2015

Sob a presidência do desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho, a primeira mesa do dia contará, para a palestra, com o membro do fórum e professor de Direito Processual Civil da EMERJ, Alexandre Flexa.

A mesa receberá a participação da advogada especialista em arrematação de imóveis e 1ª vice-presidente da Comissão de Leilões da OAB/RJ, Sâmla Campissi; e a leiloeira judicial e membro da Comissão de Leilões da OAB/RJ, Juliana Vettorazzo, como debatedoras.

Painel 2 – Parcelamento no Leilão Judicial: O Alcance da Interpretação do Artigo 895, CPC

O segundo painel do dia contará com a presidência do desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho e, como palestrante, com o membro do fórum e professor de Direito Processual da EMERJ, desembargador Ricardo Alberto Pereira.

Para o debate, o painel receberá a leiloeira judicial e presidente da Comissão de Leilões da OAB/RJ, Juliana Araújo, e a advogada especialista em arrematação de Imóveis em Leilão, secretária Adjunta da Comissão de Leilões da OAB/RJ, Dandara Balthazar.

Painel 3 – Saldo de Arrematação em Debate “Efetividade da Execução e o Papel do Judiciário na Destinação dos Valores”

O último painel do evento trará o desembargador Luciano Saboia Ribaldi de Carvalho como presidente da mesa e, como palestrante, a vice-presidente do fórum, mestre em Direito pela Universidade Fama Filho (UGF) e professora de Direito Processual Civil da EMERJ, desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira.

Como debatedores, a mesa terá a presença da advogada especialista em arrematação de Imóveis em Leilão e presidente da Comissão Especial de Leilões do Conselho Federal da OAB, Lucia Mugayar, e o advogado especial de leilões da OAB/RJ, Jorge Luiz da Silva Filho.

Sobre o tema

“A legislação pátria civilista identifica os meios executórios como caminho propício para ver satisfeita a pretensão da parte vencedora da lide. Neste ínterim, o leilão surge como mecanismo de satisfação de decisão judicial.

Cabe aqui indicar que o leilão judicial está inserido no gênero expropriação de bens, sendo um dos tipos de alienação conforme o art. 879, II do CPC/15.

Quanto ao assunto principal deste artigo, a partir do Código de Processo Civil de 2015 a possibilidade de parcelamento na arrematação tornou-se mais clara.

Primeiramente, o parcelamento será realizado para qualquer tipo de bem, imóvel ou móvel, apregoado em hastas públicas. A fim de esclarecer o termo, "hasta" significa venda, isto é, é todo ato que possibilita a transferência do patrimônio do devedor ao credor.

Dentro deste contexto, o leilão e a praça são subdivisões da hasta pública. O primeiro refere-se à expropriação de bens imóveis, enquanto o segundo, é designado para bens móveis.

Fonte: Migalhas

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8733

 

6 de outubro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

 

Inclusão do Vlibras