A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) participou, nesta quinta-feira (13), de rodas de conversa sobre vozes e saberes ancestrais das mulheres indígenas pela justiça climática, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
Durante o evento, foi apresentado o primeiro relatório parcial de pesquisa, desenvolvido pela Enfam em conjunto ao movimento de mulheres indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR). O grupo de pesquisa foi liderado pela membra do Conselho Consultivo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Adriana Ramos de Mello.
O relatório reforça a importância do Judiciário na promoção da justiça climática e na incorporação das vozes plurais nos processos formativos e decisórios e foi apresentado pela desembargadora Adriana Ramos de Mello e pelas magistradas Melyna Mescoutto, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMS), e Mírian Zampier, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Também participaram da mesa: a servidora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Andrea Brasil e a assessora jurídica do CIR, Fernanda Félix Wapichana, responsável pela mediação.
Após a apresentação, as magistradas receberam a Carta das Mulheres Indígenas de Roraima, entregue por Sineia do Vale, enviada especial dos Povos Indígenas para a Cop30, coordenadora do DGTAMC-CIR; Kelliane Wapichana, tuxaua geral do Movimento de Mulheres Indígenas (CIR); e Sara Omi, da Aliança Global de Mulheres Indígenas.
A programação foi organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), em parceria com a Enfam, e com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em colaboração com o Conselho Indígena de Roraima (CIR).
Foto: Enfam
14 de novembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)