Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Apadrinhar é realizar sonhos: apadrinhamento de crianças e adolescentes em programas de acolhimento é tema de encontro na EMERJ

Nesta segunda-feira (24), o Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizou o evento Apadrinhar é realizar sonhos: apadrinhamento de crianças e adolescentes em programas de acolhimento.

O encontro aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O evento foi aberto pelo presidente do fórum, Juiz de Direito Sérgio Luiz Ribeiro de Souza que, ao dar início ao evento, prestou uma homenagem póstuma à Cláudia Ramos Jacob Mello, chefe de gabinete da deputada Tia Jú.

Participação como provedor na vida de crianças e adolescentes em programas de acolhimento

A juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Adriana Sucena Monteiro Jara Moura, relatou sua experiência no programa e destacou que gostaria de encorajar o apadrinhamento financeiro. “É algo transformador! Que a sociedade possa, cada vez mais, fazer isso.”

Prestação de serviços a crianças e adolescentes em programas de acolhimento

A Dra. Aline Cristina Areas, cirurgiã-dentista e especialista em Ortodontia pela Uerj, ressaltou sobre seu trabalho com o apadrinhamento: “Me sinto honrada de fazer parte desse projeto e meu sincero desejo é que ele floresça, que tenha muita visibilidade e que muitas pessoas possam colaborar.”

Ser uma referência afetiva para crianças e adolescentes em programas de acolhimento

A professora Marcella de Souza Gomes, professora de Inglês e Literatura de Língua Inglesa, coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção Adoçando Vidas e mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), esclareceu: “O apadrinhamento afetivo tem a responsabilidade de reconectar a fé nas pessoas, nas relações e na convivência familiar.”

A assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Carla Muniz de Castro Garcia, encerrou o primeiro painel do evento destacando: ”O combate à invisibilidade de adolescentes requer um esforço consciente para receber, escutar e validar suas existências e necessidades. Eu vejo o apadrinhamento afetivo como um mecanismo fortíssimo para dar uma visibilidade positiva para estes adolescentes através de vínculos não apenas de afeto, mas de segurança.”

O encontro contou ainda com participação da deputada estadual Tia Jú, que impossibilitada de comparecer enviou depoimento gravado, e do sr. Acir Marias Areas.

Depoimentos dos adolescentes amadrinhados

A programação incluiu ainda depoimentos dos adolescentes amadrinhados: Thayane Fonseca Marinho, estudante de Pedagogia da Uerj; Thauan Fonseca Maciel, estudante de Engenharia da Uerj; Gabriel Fonseca Maciel, estudante do Colégio Estadual Irineu José Ferreira; Luís Felipe Fonseca da Silva, estudante da Escola Municipal Professor Gilberto Bento da Silva; e Yris Vitória Ezequiel da Silva, estudante do nível médio na Escola Municipal CIEP Ministro Marcos Freire.

 

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=UiG_r9qLv1U

 

Fotos: Pedro Menezes

24 de novembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)