Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso de formação continuada Equidade Racial

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada Equidade Racial, com início previsto para o dia 26 de janeiro. 

O curso é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Serão ao todo 24 horas de carga horária, com encontros síncronos via plataforma Zoom e Moodle nos 2, 9, 23 de fevereiro e 2, 9 e 16 de março de 2026, das 9h às 11h. O período de inscrições estará aberto até o dia 21 de janeiro.

Coordenação e tutoria

A coordenação será do desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas e do juiz André Luiz Nicolitt.

A tutoria ficará à cargo do servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Sidney Pacheco da Silva.

Objetivo

Ao fim do curso, os magistrados serão capazes de realizar a aplicação do Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça, utilizando o letramento racial e contribuindo para a prestação jurisdicional cada vez mais atenta às desigualdades e às diferenças sociais resultantes do racismo como um fenômeno que estrutura as relações sociais no Brasil. Estarão aptos a atuar de forma prática nos casos refletindo criticamente sobre o papel do julgador e dos atores institucionais diante das desigualdades raciais.

Ementa do curso

Raça e racismo no Brasil, acesso à justiça e prática interseccional. Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, articulando a história do direito, as relações entre raça e racismo no Brasil, e a valorização dos saberes produzidos pelos movimentos sociais na aproximação das partes. Raça, Direito Civil e Fazenda Pública. Raça e Direito Criminal. Raça e Direito na Infância e Juventude. Comunidades quilombolas: raça, território e direitos humanos.

Docentes

Além do coordenador do curso, juiz André Luiz Nicolitt, integram o corpo docente: as juízas Helenice Rangel Gonzaga Martins, Leidejane Chieza Gomes da Silva e Hallana Duarte Miranda; a advogada Aléssia Pâmela Bertuleza Santos; os professores de Direito do IDP, Marcos Vinicíus Lustosa Queiroz e Fernanda Lima da Silva; a pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial da FGV/SP, Inara Flora Cipriano Firmino; e a professora de Direito da UFMG, Maria Angélica dos Santos.

Certificado

Os participantes que atingirem 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

25 de novembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)