Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ inaugura retrato do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo na Galeria de Honra dos Diretores-Gerais da Escola

Ícone que representa audiodescrição

Nesta terça-feira (25), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, na Galeria de Honra dos Diretores-Gerais da EMERJ.

A celebração aconteceu presencialmente no atrium do Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

Dispositivo de honra

Integraram o dispositivo de honra da cerimônia: O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto; a 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes; o presidente do TJRJ no biênio 2009/2010 e decano do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter; a presidente da Mútua dos Magistrados, desembargadora Denise Nicoll; a juíza Ana Beatriz Estrella, representando a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj); juíza Eunice Haddad; os conselheiros consultivos da EMERJ, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira,  desembargador Luiz Márcio Victor Alves Pereira, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro e juíza Kátia Cilene da Hora Machado Bugarim; a doutora Daniela Muniz e o homenageado, desembargador Marco Aurélio de Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ no biênio 2023/2024.

Cerimônia

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto, destacou: “É um prazer enorme receber todos aqui para este evento de homenagem a um amigo. O Marco Aurélio de Bezerra de Melo é, sem dúvidas, uma pessoa querida por todos que estão aqui e dedica a vida ao estudo do Direito e ao magistério. Hoje eu só tenho a dizer ‘Muito obrigado, desembargador Marco Aurélio’. Ele é um exemplo de pessoa, de dedicação ao Direito, de dedicação ao TJRJ, de dedicação à EMERJ e agora, certamente, de dedicação à Amaerj, porque ele foi eleito ontem o 1º vice-presidente da instituição. Então, ganhamos todos, porque certamente a Amaerj terá a oportunidade de ter sua presença e sua dedicação e, principalmente, sua capacidade de realizar e fazer com que as coisas aconteçam no momento adequado para todos nós.”

O homenageado, desembargador Marco Aurélio de Bezerra de Melo, proferiu: “Realmente estou muito emocionado, prefiro falar de arras, posses, sucessões, do que falar do coração. Além de cumprimentar todos aqui, gostaria de cumprimentar aqueles que me antecederam, a começar pelo desembargador Cláudio Vianna, que é o pai dessa nossa Escola e que nunca deve ser esquecido. Toda a estrutura que temos aqui na EMERJ, inclusive a lei que a rege, de 1988, uma filha da Constituição, foi imaginada e sonhada pelo professor e desembargador Cláudio Vianna. A minha fala é de agradecimento, agradecimento a todos os funcionários, porque a EMERJ foi idealizada para ser um lugar de alegria, felicidade e de construção do saber jurídico. A EMERJ é um lugar de ensino jurídico de excelência, com uma pós-graduação da maior carga horária do Brasil, e não existe nenhuma pós que tenha essa carga horária — são três anos para sair daqui com um diploma. Eu gostaria de agradecer, muito obrigado pelo carinho e pela presença de todos.”

A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades entre magistrados, defensores públicos, advogados, professores, servidores e colaboradores da EMERJ que lotaram o atrium Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura para a inauguração do retrato do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo na Galeria de Honra dos Diretores-Gerais da EMERJ.

Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo

O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo formou-se em Direito, em 1992, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2007, tornou-se mestre em Direito e, em 2018, doutor em Direito, ambos os títulos pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).  Exerceu o cargo de defensor público do Estado do Rio de Janeiro de 1994 a 2008.  É professor há mais de 25 anos ininterruptos, participa de inúmeras bancas de qualificação acadêmica, supervisiona disciplinas na área de Direito Civil em universidades e cursos preparatórios para concursos, e coordena cursos de especialização e de extensão em várias instituições de ensino. Foi professor concursado da área de Direito Civil da Universidade Candido Mendes (Ucam) e da Unesa. Ingressou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 2008 e tem assento na 5º Câmara de Direito Público.

Na EMERJ, foi diretor-geral e, atualmente, é presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza e Magistrado Supervisor de Pesquisa. O desembargador também atuou como membro do Conselho Consultivo da EMERJ, no período de 2017 a 2020, e como vice-presidente do mesmo conselho consultivo no biênio 2021/2022. O magistrado também é professor emérito da EMERJ, além de lecionar na instituição.

É acadêmico fundador da Academia Brasileira de Direito Civil; membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros; membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM; membro componente das I, III, IV e V e VII e VIII Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal do Superior Tribunal de Justiça (STJ); membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM; e associado benemérito da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário.  É autor de diversas obras jurídicas relacionadas ao Direito Civil e Urbanístico e foi o relator e presidente da Subcomissão de Direito das Coisas da comissão de juristas que elaborou o  Projeto de Lei nº 4 de 2025, proposta que atualiza o Código Civil Brasileiro.

 

Fotos: Mariana Bianco

25 de novembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)