A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta terça-feira (3), as aulas inaugurais do Curso de Especialização em Direito Público e Privado do primeiro semestre de 2026, dos turnos manhã e noite, respectivamente. Os encontros foram realizados no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Abertura
Ao dar início à aula, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, declarou: “Nós queremos que a Escola seja um espaço em que cada um que participe, como aluno, professor ou colaborador, tenha a oportunidade de contribuir para a construção de um ambiente verdadeiramente plural, igualitário e democrático. É isso que desejamos e que queremos que cada um possa trazer para nós também, em termos de retorno de informações, para que possamos, de fato, caminhar nesse sentido. Eu queria chamar a atenção para duas coisas que me parecem ser bem relevantes para este 1º semestre de 2026. Nós obtivemos, junto ao Ministério da Educação, o nosso credenciamento para a oferta de cursos a distância e estamos exatamente formatando algumas ideias nesse sentido, com cursos que seriam complementares ao curso que vocês fazem. Isso é algo que me parece bastante útil, inclusive para que, depois, vocês possam fazer complementações em algumas matérias e um aprofundamento. Nós firmamos também um convênio com a Editora Fórum, complementar ao convênio do Minha Biblioteca, que vocês já possuem. Assim, todos os livros da Editora Fórum, bem como a parceria com a nossa Editora EMERJ e as revistas da EMERJ, estão disponíveis para todos os alunos da Escola. Sejam todos muito bem-vindos ao nosso novo semestre. Queria dizer, por fim, que é uma alegria muito grande poder conviver com vocês e com toda essa equipe maravilhosa da EMERJ.”
A vice-presidente do Conselho Consultivo, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, destacou: “Aproveitem essa oportunidade e esses ensinamentos de vida que vocês terão aqui na Escola, convivendo com colegas e professores. Busquem dos professores a experiência profissional que eles têm, para saberem exatamente o que faz cada carreira jurídica. Nós desejamos que todos se tornem magistrados, mas o Direito oferece inúmeras carreiras jurídicas que são muito atraentes. Procurem saber o que cada carreira jurídica tem de oportunidades, de coisas boas e de dificuldades, para que se preparem para elas. Usem a nossa biblioteca, que é uma das melhores, se não a melhor biblioteca jurídica com a qual podemos contar. Aproveitem o fato de estarem com acesso a todo esse acervo.”
A conselheira consultiva da Escola e supervisora pedagógica, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, ressaltou: “A EMERJ é uma Escola de governo, uma Escola profissionalizante, mas que não perdeu aquilo de que gostamos e esperamos: a substância acadêmica e intelectual necessária para a realização de estudos avançados. Posso dizer aos senhores que estou aqui há alguns anos. Antes de ingressar no TJRJ, eu trabalhava para a EMERJ. Assim, posso afirmar aos senhores que, nesses anos e ao longo desses 40 anos de academia, poucas vezes vi uma Escola com uma identidade institucional tão marcante, forte e tão estável.”
O secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal, salientou: “Nós temos um veículo muito importante, que é o Fale Conosco. Ele está à disposição em nosso site, que, inclusive, é um site com muitas informações relevantes. O Portal do Aluno é renovado várias vezes ao dia. Eu vejo o trabalho exaustivo do Departamento de Ensino e do Departamento de Tecnologia para que qualquer informação seja imediatamente publicada nesse canal e possa servir de atalho para que possamos circular todas as informações. O Fale Conosco é uma ferramenta importante para isso, mas que também seja usada com bastante critério.”

A diretora do Departamento de Ensino, Bianca Oliveira de Farias, frisou: “A nossa felicidade depende fundamentalmente da gente e do colorido que damos a tudo o que acontece na nossa existência. Este é um lugar privilegiado; nós, que estamos aqui, não somos o retrato da imensa maioria que gostaria de estar e não conseguiu. Assim, fazer prova todos os dias pode ser visto como algo exaustivo ou como um grande privilégio; assistir a quatro horas de aula todos os dias também pode ser visto como algo exaustivo ou como um grande privilégio. Eu sugiro que vocês se apeguem a esse lado bom da vida, porque ele vale muito a pena e é muito real. Olhem os professores que integram o corpo docente desta Escola, as pessoas que estão aqui dedicando não só a manhã de hoje, mas todos os dias do ano, a recebê-los, a ouvi-los, a caminhar juntos. Tenho certeza de que essa é a nossa grande motivação. Nós só encontramos razão e propósito no nosso trabalho porque temos certeza de que ele não é em vão. Aproveitem esse espaço, cada dia desta Escola, cada dia desses três anos, porque passam muito rápido, e asseguro que todos sentirão saudades.”
Durante a apresentação, a diretora do Departamento de Ensino apresentou aos alunos o site da EMERJ, os critérios de avaliação, os simulados virtuais e presenciais, o Programa EMERJ Pontua, o Programa EMERJ Mais, a plataforma Minha Biblioteca, o funcionamento da biblioteca e da secretaria da Escola e também o Regimento e o Código de Ética da EMERJ.
O chefe de gabinete da Diretoria-Geral, André Luiz Teixeira dos Santos, concluiu: “Gostaria de desejar as boas-vindas e, caso precisem de alguma coisa, estou à disposição para ajudar. Neste ano, teremos muitos encontros juntos e sempre estaremos aqui para auxiliá-los.”
Fotos: Mariana Bianco e Diego Antunes
5 de fevereiro de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)