Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Violência doméstica” é tema do novo episódio do podcast “Roteiros do Direito”

A juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), será a próxima entrevistada do podcast “Roteiros do Direito”, que vai ao ar na terça-feira, dia 10.

No episódio, a magistrada, que é doutora em Direito Público e Filosofia Jurídico-Política pela Universidade de Barcelona, fala sobre a violência doméstica. Quais são as medidas possíveis para diminuir os índices de violência? O período de pandemia aumentou ou diminuiu os casos? Há algum perfil no qual a violência doméstica é mais frequente? Essas e outras perguntas são respondidas pela juíza no programa.

O podcast

A estreia do podcast “Roteiros do Direito”, uma parceria com a Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM), foi no dia 22 de março, com uma apresentação. A desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a juíza Flávia Viveiros de Castro esclareceram os ouvintes que a abertura desse canal de comunicação pretende fortalecer a cidadania a partir da disseminação de informações que tornem o Poder Judiciário mais transparente.

Toda terça-feira, às 18h, vai ao ar um episódio inédito. Com temas específicos, o jornalista Che Oliveira recebe, a cada programa, um magistrado que aborda casos concretos que tenha vivenciado dentro dos processos julgados.

O primeiro programa do “Roteiros do Direito”, exibido no dia 29 de março, apresentou como tema “Guarda Compartilhada”. A desembargadora Cristina Gaulia explicou a responsabilidade conjunta do pai e da mãe, esclarecendo que a guarda dos filhos é, ao mesmo tempo, direito e dever dos pais.

No segundo episódio, disponibilizado no dia 5 de abril, a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, professora da EMERJ e doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), falou sobre “Registro – Nome Civil”.

O terceiro programa, que teve como entrevistada a desembargadora Cristina Gaulia, tratou do “Superendividamento” e analisou o exemplo de uma pessoa que se tornou superendividada ao ficar desempregada.

No quarto episódio, disponibilizado no último dia 19, a juíza Flávia Viveiros de Castro falou sobre a posse e tratou de um caso no qual dois irmãos recebem, após a morte da mãe, uma pequena casa, mas possuem apenas uma escritura particular de posse do imóvel.

No quinto programa, o desembargador e professor Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho tratou do caso de um influenciador que defendeu, em um canal do YouTube, a criação de um partido nazista no Brasil.

O sexto episódio, com a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, explicou o que é o Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), documento emitido pelas companhias de energia que atendem ao estado do Rio de Janeiro.

Participação dos ouvintes

Os ouvintes podem esclarecer dúvidas e sugerir temas para os próximos podcasts pelo WhatsApp da Roquette-Pinto: (21) 96968-0094.

Como ouvir o podcast

O podcast da semana fica disponível a partir das 18h todas as quartas-feiras. Se não conseguir acompanhar ao vivo o episódio da semana, acesse o perfil da EMERJ no Spotify: https://anchor.fm/roteiros-do-direito 

 

9 de maio de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)