Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove debate sobre desigualdade tributária entre homens e mulheres

Para debater a questão da desigualdade de gênero nos preços e taxas de tributos em produtos e serviços predominantemente usados por mulheres, o Fórum Permanente de Direito Tributário, presidido pela desembargadora Flávia Romano de Rezende, promoverá o evento “Tributação e Gênero”.

O encontro ocorrerá no dia 12 de julho, às 14h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e terá transmissão via plataformas Zoom e Youtube. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Palestrantes

O evento terá a participação da procuradora da Fazenda Nacional Lana Borges, coidealizadora e cofundadora do Movimento Tributos a Elas e integrante do Grupo Tributação e Gênero da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV- SP); da professora de Direito Constitucional e Tributário Anna Priscylla Prado, doutora e mestra pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Tributec; da professora e advogada da Petrobrás Micaela Dutra, doutora em Direito Tributário pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e da professora de Direito Tributário, Direito Processual Tributário e Direito Previdenciário Fernanda Drummond Parisi, doutora e mestra em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Tributação e gênero

Segundo dados do IBGE, a mulher recebe 78,7% do rendimento de um homem. A diferença ainda é maior para a mulher preta ou parda, que tem apenas 44,4% do rendimento de um homem branco. Outro caso de desequilíbrio entre gêneros é a tributação de itens destinados ao uso feminino, como os absorventes íntimos, um bem essencial para as mulheres, em que a tributação representa 25% do valor do produto.

Inscrição

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que acompanharem a reunião do Fórum.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8176

 

03 de junho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)