Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Fóruns e núcleos da EMERJ se reúnem para lançar livro sobre positivismo jurídico e nazismo

No dia 20 de julho ocorrerá o evento “Positivismo jurídico e nazismo: formação, reputação e superação da lenda do positivismo” no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e também transmissão via plataformas Zoom e YouTube.

O encontro é organizado pelo Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez; pelo Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos; pelo Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia; pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ); e pelo Núcleo de Pesquisa em Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), todos da EMERJ.

Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “Positivismo jurídico e nazismo: formação, reputação e superação da lenda do positivismo”.

Abertura

A reunião será aberta pela diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez e coordenadora do NUPEPAJ; pelo presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e coordenador do NUPELEIMS, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa); e pelo presidente do Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos, professor Vicente de Paulo Barretto, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

O livro

A obra “Positivismo jurídico e nazismo: formação, reputação e superação da lenda do positivismo”, de Rodrigo Borges Valadão, apresenta uma análise histórica ampla do que a cultura jurídica alemã denomina de “Lenda do Positivismo”.

No prefácio, o professor Matthias Jestaedt, da Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, escreve: “O que o autor apresenta é nada menos do que o primeiro trabalho monográfico da história da “Lenda do Positivismo”, que se tornará uma referência obrigatória para todas as futuras discussões sobre o tema. A luta da teoria e da prática jurídicas alemãs pelo correto entendimento do Direito, em geral, e pelo correto entendimento do Direito Nazista, em particular, torna-se agora conhecida e acessível ao mundo lusitano e latino-americano em geral”.

Para saber mais sobre o livro, acesse o link: https://www.amazon.com.br/Positivismo-Jur%C3%ADdico-Nazismo-Refuta%C3%A7%C3%A3o-Supera%C3%A7%C3%A3o/dp/8569220847#:~:text=Principais%20avalia%C3%A7%C3%B5es%20do%20Brasil&text=Nesse%20livro%20fundamental%20para%20a,com%20a%20ascens%C3%A3o%20do%20nazismo.

 O evento

O autor da obra, Rodrigo Valadão, e os professores Luis Rosenfield, doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Ricardo Borrmann, doutor em História Cultural pela Ludwig-Maximilians-University (LMU-Munique), serão os palestrantes desse encontro.

A debatedora será a presidente da Comissão de Filosofia do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), advogada Maria Lúcia Sales Gyrão, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Inscrição

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8172

 

01 de julho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)