Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Revista “Direito em Movimento”, da EMERJ, lança nova edição

Já está disponível o volume 20, número 1, da revista “Direito em Movimento – um outro Direito é possível” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

A publicação é um compilado de diversos artigos do campo jurídico, das ciências sociais e das demais disciplinas. Ao tratar de temas como democracia, políticas públicas, pandemia da Covid-19, mediação e violência doméstica, busca mostrar a importância da interdisciplinaridade, em prol do diálogo profícuo entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras nas matérias pertinentes à sua linha de editoração.

Nova edição

Assinada pela editora-chefe da revista, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, e pelo assessor acadêmico Hector Luiz Martins Figueira, a apresentação desta edição afirma que as abordagens temáticas nos possibilitam uma leitura fluida e prazerosa, o que faz brotar a necessidade de repensar novos caminhos e soluções para temas antigos dentro do Direito e da vida em sociedade.

“Seguimos plurais na seleção de temas para a nossa revista, oportunizando que assuntos diversos figurem por aqui. Esperamos que, com o volume ora tornado público, consigamos contribuir efetivamente para a disseminação dos saberes e dos significados realizados na sociedade e que abrangem o Direito”, destaca a apresentação desta edição.

Os artigos escolhidos para esta edição foram: “Porvir, atualidade e ter sido: a marca da temporalidade da decisão judicial no horizonte hermenêutico da alteridade”, “As representações da magistratura acerca do Prêmio Innovare e os dilemas de sua implementação no âmbito do Poder Judiciário”, “Uma análise do paradigma democrático pelo conceito de República”, “A covid-19 como produto de uma crise socioambiental”, “A jurisprudência do STF na pandemia da covid-19 e sua repercussão nas políticas públicas em tempos de crise”, “Direito de acesso às origens no contexto da adoção: uma perspectiva psicológica sobre a mediação do Judiciário”, “A tributação das cooperativas na fase atual do Direito brasileiro” e “A casa da mulher brasileira na cidade de Campo Grande/MS, como modelo de inovação social de política pública em rede integrada e multinível, no enfrentamento à violência doméstica e familiar”.

Dentre os operadores do sistema de Justiça que participam da revista, compõem o Conselho Editorial os ministros Antonio Saldanha Palheiro e Maria Thereza Assis Moura, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

É possível ler a edição da revista clicando aqui

A revista

A publicação privilegia a ampliação do conhecimento da cultura jurídica e da complexidade humana em relação aos conflitos sociojurídicos.

A pós-modernidade, o agora, necessita de maior interseção entre as áreas do saber, que se interconectam, como a interlocução de trabalhos jurídicos com as ciências sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), a História, a Psicologia, a Pedagogia, a Economia, a Administração, dentre outras interfaces possíveis. O periódico recebe e valoriza trabalhos que transitam e estabeleçam elos de contato, mais ou menos profundos, com todas as vertentes de construção do conhecimento. Na solitária senda do Direito, apreciamos os trabalhos que envolvam temas sobre os Juizados Especiais Cíveis, Criminais e de Fazenda Pública, e no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Deste modo, a revista “Direito em Movimento”, de forma colaborativa e emancipadora, valoriza uma epistemologia e uma metodologia proveniente de uma jornada científica contemporânea, que adapte o movimento das leis e da jurisprudência ao dinamismo da vida real. Os volumes contam com reflexões sobre casos célebres, decisões comentadas e também comentários à legislação, além de artigos científicos, todos submetidos à revisão duplo-cega e obedecendo às normas Qualis.

 

4 de julho de 2022

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)