Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ debaterá “Fundamentos críticos dos direitos humanos como processos de luta pela dignidade”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Fórum Permanente dos Direitos Humanos e do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ), promoverá o evento “Fundamentos críticos dos direitos humanos como processos de luta pela dignidade”, em parceria com o Instituto Joaquín Herrera Flores.

O encontro ocorrerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura no dia 05 de setembro, às 10h. Haverá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e transmissão via plataformas Zoom e YouTube.

Abertura

A reunião será aberta pela diretora-geral da EMERJ e coordenadora do NUPEPAJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e pelo presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Barcelona (UB).

O evento

O palestrante, professor Manuel Eugenio Gàndara Carballido, é membro do Instituto Joaquín Herrera Flores e doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide.

Os debatedores serão os juízes André Luiz Nicolitt, doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa-Lisboa e presidente do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais da Escola; Maria Teresa Pontes Gazineu, especialista em Direito Ambiental pela EMERJ; e Carlos Augusto Borges.

Direitos humanos como processos de luta pela dignidade

No Brasil, os direitos humanos são garantidos pela Constituição Federal (CF) de 1988: “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; [...]” (art.1º CF).

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

 Inscrição

Para se inscrever acesse o link: https://emerj.com.br/site/evento/8174

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

 

05 de julho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)