Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promove a primeira formatura totalmente presencial depois da pandemia

“Julgar é uma tarefa extremamente laboriosa, pois não basta o conhecimento das leis. É necessário ética, ânimo, coragem e responsabilidade, sobretudo, é preciso comprometimento social e lealdade aos valores fundamentais dos direitos humanos para se exercer plenamente a função de juiz”. A partir dessa declaração, a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, iniciou a cerimônia de formatura dos alunos do 1º semestre do ano de 2022 das turmas A, B e C do CP-VI, do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ.

A solenidade ocorreu na noite da última sexta-feira (15) no auditório da Antônio Carlos Amorim (ACA), localizado no 4º andar do Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira formatura totalmente presencial desde que a pandemia da covid-19 se instaurou. Ao todo, 113 alunos se formaram.

A formatura

“Essa é a mais bonita mesa de formatura que eu já vi nessa escola. Eu comecei a lecionar na EMERJ em 1996 e já estive na formatura de todos os diretores da Escola. Eu chegava aqui e era uma mesa formada por um monte de homem branco, e hoje eu cheguei aqui e tem mulher, tem gente preta e tem LGBTQIA+, por isso essa é a mesa mais bonita; diversidade é isso”, ressaltou o professor nome da turma desembargador Alexandre Freitas Câmara.

Também compuseram a mesa de formatura o vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ, Marco Aurélio Bezerra de Melo; o professor patrono da turma, promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes; o professor homenageado da turma CP-VI-A, Sandro Gaspar Amaral; a professora homenageada da turma CP-VI-C, promotora de Justiça Cláudia Portocarrero; a professora paraninfa da turma, Tatiana dos Santos Batista;  a  secretária-geral da EMERJ, Luiza Castro; e a diretora do Departamento de Ensino da EMERJ, Ana Paula Delgado.

Homenagem póstuma

O desembargador Sylvio Capanema de Souza, que faleceu em junho de 2020, vítima de covid-19, foi homenageado pelos alunos. Professor emérito da EMERJ, foi membro do Fórum Permanente de Direito Civil, que hoje o carrega em seu nome: Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza. 

 Agradecimento dos alunos

 

Em nome de todos os formandos, o aluno Matheus Rodrigues Silva de Castro agradeceu: “Não podemos esquecer dos desafios que enfrentamos, mas acima de tudo não podemos esquecer de agradecer por estarmos aqui hoje. Agradecer aos nossos professores por cada conversa, cada dúvida e cada conselho. Cada conversa nos ensinou o real sentido de cursarmos Direito e cada ensinamento era muito mais do que o necessário para sermos juristas”.

O evento também foi transmitido via YouTube. Para acompanhar a formatura, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=NoxNepS0pUE

 

Foto: Jenifer Santos e Anderson Feuer

18 de julho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)