Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Magistrados do curso de formação inicial visitam exposições no Museu do Amanhã

Os juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) que participam do 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados visitaram nesta sexta-feira (22) o Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio. Essa foi a sexta visita externa dos novos juízes, organizada pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA).

Aula na EMERJ

Antes da visita, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, os juízes assistiram à aula do professor Sérgio Besserman Vianna, mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), sobre “Economia, Sustentabilidade e futuros possíveis”. Também estiveram presentes a diretora do DEAMA, Rafaela Selem Moreira, doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF); a juíza Renata Palheiro Mendes de Almeida; e a analista judiciária do TJRJ, Andréa Cristiane Sales Moreira, mestra em Sistemas de Gestão pela UFF.

A visita

Divididos em dois grupos e acompanhados pelos guias do Museu Brune Ribeiro e Paula Scofano, os magistrados do Poder Judiciário conheceram a exposição “Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós”, que levanta questões como: de onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

“Cosmos” representa a visão de que somos feitos da mesma matéria que as estrelas, nos conectamos com o universo e as nossas origens; “Terra”, com seus três grandes cubos de sete metros de altura, investiga as três dimensões da existência: matéria, vida e pensamento; “Antropoceno” aborda o entendimento que a atividade humana se tornou uma força geológica; “Amanhãs” foca nas grandes tendências globais, onde o visitante é convidado a pensar nas questões de sustentabilidade e convivência; e “Nós” propõe o engajamento do visitante na ideia de que o amanhã começa agora, com as escolhas que fazemos. (Fonte: https://museudoamanha.org.br/pt-br/exposicao-principal).

Ao final da visita, os juízes admiraram a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, que é composta por 194 imagens impressas, resultado de sete anos de experiências e expedições na Amazônia brasileira, e revelam a floresta, rios e montanhas, assim como a vida em várias comunidades indígenas. Estão retratados os povos Awá-Guajá, Zo'é, Suruwahá, Yawanawá, Marubo, Asháninka, Korubo, Yanomami e Macuxi.

A formação

O 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados da EMERJ começou no dia 23 de maio e terminará em 23 de setembro. Os novos conhecimentos adquiridos serão fundamentais para que os novos juízes desenvolvam competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça na sociedade, visando o constante aperfeiçoamento tanto profissional como pessoal, intelectual, emocional, humanístico e cultural.

 

Fotos: Guilherme Metello

22 de julho de 2022

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)