Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Eleições e violência de gênero” será tema da 11ª reunião do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político

Operadores do sistema de justiça participarão do evento “Eleições e violência de gênero”, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O encontro será no dia 29 de agosto, com transmissão via plataforma Zoom, das 18h às 20h, e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Violência de gênero

A violência de gênero se define como qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido a sua identidade de gênero ou orientação sexual. As causas mais frequentes da violência contra mulheres estão relacionadas ao machismo e à estrutura patriarcal da nossa sociedade. O ciúme, a sensação de posse, a necessidade de controle e a concepção de que a mulher deve satisfazer o homem podem ser as principais causas. (Fonte: www.politize.com.br/violencia-de-genero)

Eleições

As eleições no Brasil começaram desde a época da colônia. A primeira foi realizada em 1532, sendo eleitos os membros do Conselho Municipal da Vila de São Vicente, em São Paulo, somente tendo o direito de votar os nobres de linhagem, senhores de engenho, os membros da alta burocracia militar e os comerciantes bem-sucedidos. As mulheres brasileiras só conquistaram o direito ao voto em 1932.

O evento

A abertura do evento será realizada pelo desembargador Fernando Cerqueira Chagas, presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). A procuradora regional eleitoral, Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira, será a palestrante do evento. Vânia Siciliano Aieta, vice-presidente do Fórum, doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), será a debatedora.

Inscrições

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8193 

 

03 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)